Vale teve 346 vagas de emprego em outubro

Vale do Taquari

Vale teve 346 vagas de emprego em outubro

Resultado é o terceiro melhor dos últimos 12 meses, mas saldo anual é negativo

Vale teve 346 vagas de emprego em outubro
(Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou ontem os números do Caged referentes ao mês de outubro. Na região, foram 3.035 admissões do mês, contra 2.689 demissões. Um saldo positivo de 346 empregos gerados.

O resultado é o terceiro melhor registrado no ano, atrás apenas dos meses de janeiro, que teve saldo de 587, e de fevereiro, quando 759 empregos foram gerados. Porém, no acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é negativo, com 451 demissões a mais do que admissões.

De acordo com a economista e presidente do Codevat, Cintia Agostini, os resultados do Vale do Taquari são um pouco melhores que outras regiões devido à diversificação da nossa economia.

11_AHORA

Lembra que nos últimos anos todos os resultados positivos em termos de emprego estão relacionados à agropecuária, uma vez que o setor de serviços teve saldo próximo do zero e a indústria de transformação operou em queda.

“Me parece claro que, a partir da metade deste ano, as empresas se deram conta de que precisavam fazer algo por seus negócios, porque ninguém mais faria, e voltaram a investir”, ressalta. Mesmo assim, alerta, os indicativos ainda não são de uma retomada da economia.

“Batemos no fundo do poço e estamos dando uma aliviada”, alega. Conforme Cintia, passado o susto causado pela recessão, o consumo também dá sinais de melhora, apesar da queda dos índices de renda e dos mais de 12,5 milhões de desempregados no país.

“Existe a expectativa de que o Natal seja melhor do que o do ano passado”, ressalta. Segundo ela, neste período em que a economia para de cair e demonstra uma maior estabilidade, o setor de serviços responde mais rapidamente, enquanto a indústria de transformação demanda mais tempo para sentir os efeitos de uma recuperação.

Influência política

Para Cintia, apesar dos sinais positivos devido a um certo afastamento entre o setor privado e o público, é impossível separar a economia da política.

Segundo ela, 2018 será de muita tensão devido ao período eleitoral. “Todas as movimentações entre candidatos afetam a economia”, alega.

Melhor saldo do ano

No país, os resultados do Caged referentes a outubro foram os melhores do ano, com a abertura de 76.599 novas vagas. Ao todo, foram registradas 1.187.819 admissões e 1.111.220 demissões no mês passado.

Foi o oitavo saldo positivo de 2017 e o sétimo consecutivo. Desde janeiro, foram 302.189 novos postos de trabalho no país. Também foi o melhor resultado do mês de outubro desde 2013, quando o Caged registrou saldo de 94,8 mil empregos.

Acompanhe
nossas
redes sociais