Tricampeão titular, o Gaúcho está a um empate de conquistar a primeira taça na categoria veterano. No domingo, em Teutônia, a equipe venceu a Associação São Pedro (Assespe), de Venâncio Aires, por 1 a 0.
Com apoio do torcedor, o Gaúcho viu a Assespe começar melhor. Aos 25 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti, Fernando Vargas chutou na trave e desperdiçou a chance de abrir o placar. Minutos depois, Vanderlei Weiand, o “Peixe”, marcou para o Gaúcho.
Na segunda etapa, a Assespe teve as melhores oportunidades, mas parou na boa atuação de Chaleira.
Rui Barbosa e Rudibar decidem na aspirante
Tricampeão, o Rui Barbosa se classificou à final graças ao goleiro Mateus Bruxel. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, o Rui Barbosa viu o Saidera ser superior na partida de volta e perdeu o confronto por 1 a 0. Nas penalidades, Bruxel defendeu duas vezes e garantiu o time na decisão.
No outro jogo, o Estudiantes necessitava vencer o Rudibar para levar a decisão da vaga às penalidades. A equipe até teve a chance, mas Schimia desperdiçou um pênalti aos 20 minutos da segunda etapa.
Com o empate, o Rudibar volta a colocar Bom Retiro do Sul na decisão da categoria, após 16 anos.
Título da categoria titular ficará em Venâncio Aires
Pela primeira vez na história do torneio, duas equipes de Venâncio Aires disputarão o título. Palanque e Flor de Maio eliminaram União Carneiros e 7 de Setembro, respectivamente, e agora duelam pelo troféu do futebol amador dos Vales.
Em Linha Palanque, o Palanque venceu o União Carneiros graças à atuação do goleiro Alencar. O União Carneiros começou melhor, mas, aos 35 minutos, Léo Scienza fez bela jogada individual e abriu o placar para o Palanque.
Na segunda etapa, o União Carneiros pressionou ainda mais o adversário, mas sempre parou no goleiro Alencar. Aos 23 minutos, Jones levou o cartão segundo amarelo e deixou o Palanque com um jogador a menos.
Aos 42 minutos, aconteceu o lance que decidiu o jogo. Dentro da área, Aurélio interceptou a bola com a mão. Ricardo Maria bateu o pênalti para o União Carneiros, mas Alencar espalmou para escanteio.
No outro jogo, o Flor de Maio venceu o 7 de Setembro por 3 a 0. Tiago Link, em duas oportunidades, e Rafa marcaram para o time de Linha Travessa. Como tinha perdido o primeiro jogo por 3 a 1, a decisão foi para as penalidades. Nelas brilhou a estrela do goleiro Dick, que defendeu a cobrança de Paraguai e classificou o Flor de Maio.