O mercado Paraíso foi alvo de uma quadrilha no início da manhã de ontem. Segundo testemunhas, cinco criminosos armados chegaram ao estabelecimento, renderam funcionários, roubaram dinheiro e pertences de clientes. Na fuga, a proprietária foi feita refém. Ela foi liberada em Porto Alegre.
Os criminosos fugiram em um veículo Cross Fox dourado, com placas de Charqueadas. A Polícia Civil investiga o crime e até o fechamento da edição ninguém foi preso.
Momentos de pânico
Uma jovem que estava no mercado no momento do crime conta que estava na padaria. “Quando estava indo para o caixa pagar, a atendente e outra funcionária estavam indo para o escritório. Achei estranho, mas continuei”, diz
Conforme a testemunha, havia um homem parado em frente ao mercado, e também um carro parado na porta e outro assaltante na loja Charme, que fica dentro do estabelecimento. “Tentei sair e o homem me segurou e mandou ir lá pra trás. Fui em direção à cafetaria e eles me mandaram deitar no chão, depois pediram o celular, mas eu tinha deixado no carro”, lembra.
Depois de pegarem os pertences dos clientes, pediram que sentassem. “A todo momento mostravam as armas. Diziam que não custava matar, caso alguém desobedecesse.”
De acordo com ela, a proprietária veio com um deles, pedindo pela funcionária que cuida do financeiro. Em seguida, foram para a parte da frente do mercado. “Na saída, percebemos que eles estavam levando uma refém. Nos disseram para não ligar para a polícia, que iriam liberar a dona do mercado nos próximos minutos.”
Os criminosos não usavam máscaras. Isso indica que o grupo deve ser de outra região. “Eles não mostravam medo de se expor.”
Insegurança
O município decretou situação de emergência no mês passado após o ataque a uma agência bancária. O episódio de ontem implica em mais temor por parte da comunidade. “Estou em choque, senti medo de morrer o tempo todo. Só me restou pedir ajuda a Deus. Só ele nessa hora podia me socorrer”, confessa.
Um comerciante estava sentado na cafeteria, junto com a proprietária e lembra que tinha mais algumas mesas ocupadas, quando dois homens que estavam sentados ao lado levantaram e colocaram a arma na cabeça dele. “Eles me mandaram deitar e logo já entraram os outros pela porta da frente. Depois disso, pegaram os nossos pertences. Logo depois, foram embora levando a proprietária e, passado algum tempo, fomos saindo do mercado”, relembra.
Para ele, foi uma sensação horrível, que nunca tinha pensado em passar. “Foram em torno de cinco minutos e uma hora e meia depois de saírem do mercado os bandidos soltaram a refém”, conta.
Marieli Rosa: marieli@jornalahora.inf.br
Polícia Civil investiga latrocínio
Ladrões invadiram casa, roubaram e mataram proprietário
Taquari
Um roubo seguido de morte foi registrado na noite de sexta-feira, no interior do município. Luiz Roberto de Anastácio Rodrigues, 54, foi assassinado a tiros por bandidos durante o assalto a uma residência na localidade de Passo do Juncal.
Conforme o registro, quatro homens armados e encapuzados invadiram a casa e renderam a família por volta das 23h30min. Os criminosos trancaram os demais ocupantes da residência em um banheiro, com exceção de Rodrigues.
Ao perceber que os bandidos haviam deixado a casa, os familiares de Rodrigues arrombaram a porta do banheiro e chamaram a Brigada Militar, que iniciou as buscas. Próximo à residência, os agente encontraram um Passat branco utilizado na fuga.
Em frente ao carro, estava o corpo da vítima, com diversos ferimentos de arma de fogo. Os criminosos não foram encontrados. Eles levaram três celulares, um televisor, um rádio e uma quantia em dinheiro.
Fim de semana violento
Vinte pessoas foram assassinadas entre o meio-dia de sexta-feira, 17, e o mesmo horário de ontem no estado. O número é o mais elevado nos últimos três meses.
Homem mata idoso durante briga
Paverama
Um aposentado de 64 anos morreu em decorrência de ferimentos provocados por um homem de 33 anos. O crime aconteceu na sexta-feira, 17, na rua Arno Osvaldo Hauenstein, localidade de Morro Bonito. A vítima, Evaldo Winkelmann, entrou em luta corporal com seu inquilino, Marcelo Juver, e foi agredida com socos e tapas.
A Brigada Militar foi chamada e deteve o autor das agressões. Ele foi encaminhado para a DPPA de Lajeado, onde foi registrada ocorrência por lesão corporal. Wilkermann foi encaminhado para atendimento no Hospital Ouro Branco, mas morreu.