A maquiagem começa a se deteriorar após o primeiro uso e guardar aquela paleta de sombras por anos esperando a ocasião certa para utilizar não é uma boa saída.
Aplicar produtos contaminados pode gerar alergias e até desenvolver infecções mais sérias. Fique de olho não apenas no prazo de validade, mas também no tempo que um produto permanece adequado para o uso depois de aberto.
Máscara para cílios: 3 meses
A máscara pode se deteriorar muito antes por causa do constante entra e sai do aplicador, que favorece a entrada de ar na embalagem. A partir do momento em que é aberta, ela oferece um ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos como fungos e bactérias, que podem causar infecção na região dos olhos.
Delineador em gel e líquido: 4 a 6 meses
Toda vez que tiramos e colocamos o aplicador no pote, facilitamos a entrada de ar e micro-organismos. Caso seu delineador fique com uma textura mais grossa, seca e quebradiça, está na hora de descartá-lo, mesmo antes dos seis meses.
Batom líquido e gloss com aplicador: 6 a 12 meses
Batons líquidos e gloss em embalagens com aplicador apresentam o mesmo problema que as máscaras e delineadores: o uso faz com que muito ar entre no meio do produto. Por isso, devem ser descartados após, no máximo, 12 meses de uso.
Bases e corretivos líquidos: 6 a 12 meses
Muitas vezes utilizamos os dedos para aplicar esses produtos, levando micro-organismos para dentro do frasco. Se estiverem contaminados, esses produtos podem obstruir os poros, causar irritações e alergias e provocar sérias infecções por bactérias como Staphylococcus e Streptococcus. Se a base começar a se separar ou ficar empelotada, é hora de comprar outra.
Batom sem aplicador e lápis de boca: 1 a 2 anos
Por apresentar um alto conteúdo de óleos e ceras, os batons em bastão e os lápis de boca não oferecem condições ideais para o crescimento de micro-organismos, assim, costumam estar seguros para uso por um a dois anos. Outra vantagem do lápis de boca é que, quando o apontamos, removemos a camada mais superficial, que costuma abrigar a maior parte dos micro-organismos.