Uma operação de combate ao tráfico de drogas e armas foi realizada pela Polícia Civil local junto com policiais das delegacias de Roca Sales, Estrela e Lajeado e a Brigada Militar de Encantado. A operação prendeu dois suspeitos de tráfico de drogas.
Com a participação de 16 policiais civis e cinco militares, foram detidos dois homens, um de 29 anos e outro de 39. Para a ação, foram emitidos quatro mandados de busca e apreensão efetuados na manhã dessa sexta-feira no loteamento Lago Azul e no Vale dos Pinheiros. Também um mandado de prisão preventiva foi executado no Vale dos Pinheiros.
O mais novo, segundo o delegado Silvio Huppes, é suspeito de coordenar o tráfico de drogas no município e foi preso no Vale dos Pinheiros. Também foi apreendido um revólver calibre 38 roubado em Porto Alegre, além de uma balança de precisão, alguns gramas de drogas e celulares. O material foi encontrado em uma casa no Lago Azul, onde o segundo suspeito foi preso.
Conforme Huppes, em agosto, no Vale dos Pinheiros, houve apreensão de cinco quilos de drogas, entre elas, crack, cocaína e maconha. Em outubr,o outra apreensão foi feita, porém, no Lago Azul de dois quilos de cocaína.
Essas apreensões, junto com os homicídios registrados ao longo dos últimos meses, fizeram a polícia chegar aos acusados. “Foi uma prisão importante, pois o indivíduo é suspeito de coordenar essas ações”, comenta o delegado.
Homicídios
Neste ano, cinco assassinatos foram registrados. Em 2016, foram nove. A maioria deles por causa do tráfico, conforme a Polícia Civil. O último aconteceu no dia 25 de outubro, por volta das 23h30min, quando foi encontrado morto na rua da Mangueira do bairro Navegantes, Josenei Luis Rodrigues, 37, conhecido por Preto do Dog. Conforme a Brigada Militiar, ele tinha antecedentes criminais por furto e tráfico de drogas.
Em 27 de setembro, Marco Antônio da Silva, 29, conhecido por “Costela” foi morto com dez tiros no Jardim do Trabalhador. Silva tinha antecedentes criminais por tráfico e roubo, segundo a polícia.
Outra morte foi registrada no dia 24 de junho, por volta das 14h, Laudir Antônio da Silva, 46, foi morto a tiros, no bairro Navegantes. A vítima também tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas.
No dia 8 de maio, Israel Vidal da Cruz, 24, morreu no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas. Ele havia sido baleado dias antes após um desentendimento durante um baile em Roca Sales, na ERS-129, no bairro Santa Clara.
Em 26 de abril um homem foi assassinado por volta das 6h. Eberson Mauro Cristófoli, 34, estava indo trabalhar quando dois indivíduos o aguardavam na rua Flores da Cunha, Centro. A vítima foi alvo de dez tiros de arma de fogo. Segundo informações da polícia, ele também tinha passagens pela polícia por lesão corporal, desobediência, roubo, homicídio, ameaça de morte e tráfico de drogas.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br