A 10ª edição da Expowink iniciou nessa sexta-feira, 17, com atrações para todas as idades. A programação se estende até domingo, 19, com feira comercial, industrial e agroindustrial. Exposição de animais, gastronomia e shows fazem parte das atividades. O evento é organizado pela comunidade da Linha Wink, situada no limite entre Estrela e Teutônia.
O primeiro dia teve visitação de escolas, palestras técnicas e baile para idosos. A animação ficou a cargo dos grupos Os Colonos, à tarde, e Barbarella, à noite. A abertura oficial da Expowink ocorre neste sábado, às 10h, com a presença de autoridades da região. O músico Joel Carlo se apresenta às 21h30. Para o domingo, cinco shows estão previstos. A partir das 15h, apresentam-se os conjuntos Sétimo Sentido, Lucas e Felipe, Eh Expresso, Geração Atual e Banda Modelo.
Para os três dias de evento, a organização aguarda a circulação de mais de 20 mil pessoas, em uma área total de 2,5 hectares. Cerca de 200 expositores comercializam produtos como alimentos orgânicos, máquinas e equipamentos agrícolas, animais, sementes e insumos, entre outros. O estacionamento da feira tem capacidade para mais de 2 mil veículos.
Expositor de produtos agropecuários, Gilmar Walter, 56 anos, destaca que a Expowink possibilita a divulgação de empreendimentos de médio e pequeno porte para um grande público. Segundo ele, a feira também propicia o conhecimento de novas tecnologias disponíveis no mercado por parte dos produtores do interior. “Nós fizemos questão de participar, pois a feira é muito importante para o nosso agricultor”, comenta.
Alegria e integração
A Festa da Melhor Idade reuniu cerca de 100 pessoas, incluindo representantes de mais de 20 grupos de idosos da região. Participaram do baile o rei e a rainha da terceira idade de Estrela, Elmo Olavo Kussler, 64, e Olga Kussler, 63. Conforme o rei, a Expowink proporciona alegria e integração. “É muito bom um evento como esse para a comunidade se reunir e se unir. Isso eu acho o mais importante, que todos estejam unidos e cada um colabore da maneira que pode”, afirma.
Moradora de Novo Paraíso, Mariana Petter, 10 anos, conta que este é o segundo ano em que visita a Expowink. De manhã, ela se apresentou com o grupo musical da escola Arnaldo José Diel. De tarde, voltou ao evento com a família para ver os animais expostos.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.in.br