Autor do hino de Marques de Souza lança livro

Feira do Livro de Porto Alegre

Autor do hino de Marques de Souza lança livro

Fabio Farak estreia no mundo editorial com Farakiando. Coletânea reúne 121 poesias

Autor do hino de Marques de Souza lança livro
Vale do Taquari

Depois de mais uma década de planejamento, o bancário Fabio da Silva Assunção, 33 – o Fabio Farak – lança o primeiro livro, uma coletânea de poesias intitulada Farakiando, neste sábado, 18, na 63ª Feira de Livro de Porto Alegre. Ele recebe os leitores a partir das 16h30min, na Praça de Autógrafos. Natural de Cacequi, passou boa parte da vida em Lajeado e em Marques de Souza, onde foi um dos compositores do Hino Municipal. Também trabalhou nas prefeituras de Estrela e de Santa Clara do Sul. Hoje reside em São Leopoldo.

Ele conta que desde a adolescência era incentivado pelos professores a continuar escrevendo, mas sempre restringiu sua publicação ao blog Textos de Fabio Farak. O lançamento da obra era um pedido da mãe, que morreu no ano passado. Agora, ele dedica o livro a ela. “Acho que para todas as mães o filho é uma poesia, história, lembranças, o ciclo da vida, onde a vida que gera a vida um dia também deixa de viver.”

A coletânea é formada por poesias escritas por inspirações do cotidiano. O nome Farak foi adotado quando ele representou Lajeado no Mister RS, em 2008. Na ocasião, foi eleito Mister RS Beleza com Propósito. “Tem o mesmo número de letras de Fabio e deriva do árabe farah, que significa aquele que transmite alegria”, explica.

Apesar do envolvimento no concurso, ele afirma que o livro não tem inspiração na temática LGBT. “Nunca fui de levantar bandeira. Eu me aceito como sou e, respeitando os demais, acabo, automaticamente, recebendo o respeito de volta.”

Sua luta é pelo retorno da arte, diz, lembrando que o Brasil é um país de “grandes poetas”. Sobre as recentes polêmicas desencadeadas após o episódio da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, ele acredita que a época é complicada. “Quando há censura, a arte deixa de ser arte e torna-se simplesmente enfeite da sociedade.”

[bloco 1]

Para o futuro, o escritor iniciante já planeja novos trabalhos, inclusive em produções coletivas com outros autores. O próximo livro deve ser uma “aventura com pitada de romance. Será envolvente e, ao mesmo tempo, fará as pessoas se colocarem no lugar dos personagens.”

Lançado pela Editora Revolução Cultural, Farakiando reúne 121 poesias em 134 páginas e custa R$ 30. Quem não puder ir até a Feira do Livro de Porto Alegre pode comprar com o autor. A comercialização em livrarias dependerá de que como serão as vendas diretas. “A expectativa da editora é que seja o autor novo recorde de vendas”, comenta Fabio.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais