Alunos recebem livro  Jovens Poetas no presídio

lajeado

Alunos recebem livro Jovens Poetas no presídio

Na 22ª edição, é a primeira vez que o projeto publica textos de detentos

Alunos recebem livro  Jovens Poetas no presídio
Lajeado

A entrega de livros do projeto Jovens Poetas mudou a rotina do presídio de Lajeado na tarde de ontem, 16. Autoridades se uniram para entregar aos detentos o resultado da 22a edição do projeto. A textos de todas as escolas de Lajeado foi acresecentada a produção literária de alunos do Neeja Liberdade. O lançamento oficial da obra ocorreu em outubro, na Univates.

A equipe docente do Neeja Liberdade promoveu o Café com Poesia para receber a pequena solenidade. O momento também marcou a entrega de 20 kits de jogos pedagógicos que os alunos do Neeja Liberdade desenvolveram durante as aulas à escola Santo Antônio, de Lajeado.

O presidente do Conselho da Comunidade, Miguel Feldens, destacou a importância de o Jovens Poetas dar oportunidade para que os detentos mostram suas capacidades. “Vocês estão se recuperando aqui dentro. Vocês têm mais potencial do que eu. Eu não escrevo, vocês sim.”

O diretor da casa prisional, David Horn, afirmou que os resultados da implantação de uma escola resultam em mais tranquilidade. Ainda exaltou o ensino como um fator de incentivo para seguir uma vida livre do crime. “Vocês não imaginam como ficamos felizes quando a gente vê que estão seguindo um caminho legal, estão trabalhando.”

A coordenadora do projeto Jovens Poetas, Ana Cecília Togni, agradeceu aos envolvidos na iniciativa de incluir em um projeto educativo os alunos do Neeja Liberdade. “Esse livro tem um orgulho danado de ter cada um de vocês como participantes. Espero que no ano que vem vocês continuem escrevendo.”

Em um dos principais momentos da cerimônia, um dos presidiários leu um texto de agradecimento em nome de toda a turma. Disse que a escola proporciona uma oportunidade de “ensino digno” e afirmou que pretende transformar a própria história em livro. “As sinceras palavras ‘eu acredito em você’ fazem toda a diferença em nossas vidas.”

O enriquecimento do vocabulário é outra conquista para ele. “Antes eu só falava em gíria. Meu português melhorou bastante.”

O projeto Jovens Poetas já publicou mais de cinco mil poesias. Neste ano, tem patrocínio do Super Rissul e do Grupo Estilo Atual, além de apoio cultural do A Hora.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais