“O associativismo nos faz mais forte”

Notícia

“O associativismo nos faz mais forte”

A voz marcante nos protocolos dos eventos promovidos pela Acil pertence a uma das personalidades mais conhecidas no setor empresarial de Lajeado. Gerente da entidade desde 2005, o jornalista Antônio Juarez da Silva testemunha o avanço e a força do…

“O associativismo nos faz mais forte”

A voz marcante nos protocolos dos eventos promovidos pela Acil pertence a uma das personalidades mais conhecidas no setor empresarial de Lajeado. Gerente da entidade desde 2005, o jornalista Antônio Juarez da Silva testemunha o avanço e a força do setor privado no município.
• Como sua experiência na Acil mudou a sua percepção sobre o setor empresarial de Lajeado?
Ao longo destes 12 anos na entidade, tive inúmeras experiências e oportunidades de comprovar a força do setor empresarial de Lajeado e região. Essa força é potencializada quando os indivíduos reúnem-se de forma associativa para encaminhar seus pleitos. Dessa maneira, transformam-se em líderes, e podem fazer frente às peculiaridades de atuação do setor público e de outras forças vivas da sociedade e do mercado. Conseguem, assim, contornar empecilhos burocráticos e políticos para concretizar as ações em prol dos segmentos produtivos e da comunidade, gerando desenvolvimento econômico e a consequente qualidade de vida buscada por todos.
• Quais os diferenciais que fazem o empresariado local se destacar no estado?
Podemos atribuir a fatores culturais ou de evolução social. Sou testemunha diária do esforço dispendido por homens e mulheres, líderes na verdadeira acepção da palavra, que deixam suas empresas de lado para dedicar-se com louvável esforço e comprometimento ao desenvolvimento do progresso. É por isso que trabalhamos tanto para divulgar a missão de nossas entidades e trazer mais líderes para o cumprimento deste honroso papel. O slogan “Juntos somos mais fortes” não é simples expressão de retórica. É a manifestação prática da força do associativismo atuando em prol de toda a comunidade.
• Na sua opinião, quais são os caminhos capazes de assegurar o desenvolvimento econômico da região?
As mais de 20 entidades empresariais do Vale do Taquari buscam as condições ideais para o desenvolvimento e potencialização dos negócios dos mais diferentes setores industriais, comerciais e de serviços. Estamos conscientes e trabalhando forte para o incremento da inovação a fim de atrair para Lajeado negócios de alto valor agregado. As entidades podem debater como conciliar os interesses e as diferentes características de cada município em prol do desenvolvimento regional de forma harmônica. Desta forma, valorizam os marcantes traços culturais do associativismo e cooperativismo.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais