Município assina concessão de prédio para a 16ª CRS

Estrela

Município assina concessão de prédio para a 16ª CRS

Transferência deve ocorrer no início de 2018

Município assina concessão de prédio para a 16ª CRS
Estrela

O Governo do Estado e a administração municipal firmaram na sexta-feira, 10, o termo de concessão do prédio onde funcionará a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O documento foi assinado pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e pelo prefeito Rafael Mallmann. A previsão é que o órgão se instale em Estrela no início de 2018.

Para o prefeito, a assinatura é o resultado do esforço para manter a Coordenadoria no Vale do Taquari, devido a possibilidade de transferência para o Vale do Rio Pardo. Segundo ele, a mudança para outra região acarretaria mais demora e despesas para os municípios, que muitas vezes precisam se deslocar até duas vezes por dia ao órgão.

Mallmann acrescenta que haverá retorno positivo também para Estrela, devido ao grande número de servidores que atuará na cidade. Para o prefeito, esse contingente movimentará o comércio, assim como a circulação de representantes dos 37 municípios que diariamente se dirigem à 16ª CRS para retirar insumos, vacinas e medicamentos.

Sinais de otimismo

Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Pedro Antônio Barth, ressalta a importância do órgão permanecer no Vale do Taquari. Este foi, segundo ele, o primeiro grande ganho para a região.

“Não teríamos como depender do Vale do Rio Pardo”, alega. A vinda do órgão também traz otimismo para comerciantes. Proprietária de um restaurante no Centro, Franciele S. Hauschild acredita em incremento no número de clientes. Ela inclusive avalia investir em melhorias para qualificar ainda mais o atendimento.

Saiba mais

O processo de transferência do órgão para Estrela foi iniciado em 2016. Em dezembro foi aprovado pela câmara de vereadores projeto de lei autorizando a cedência dos espaços, numa área total de 1.664 metros quadrados no prédio da antiga Polar. O local hoje abriga a Smed e a Biblioteca Pública. Em 25 de outubro deste ano foi publicado decreto no Diário Oficial do Estado. A cedência vigerá pelo período de dez anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais