O governo municipal anuncia o início dos serviços de asfaltamento no trecho da av. Benjamin Constant, entre a av. Carlos Kronhardt e a pista já asfaltada. É a única via ainda não pavimentada dentro do contrato firmado em 2015 com o consórcio formado pelas empresas Construtora Giovanella e Coesul, por meio do PAC 2.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Cassino Jung, o trecho de 1,1 mil metros quadrados de extensão custará cerca de R$ 4,6 milhões, conforme o contrato. São mais de 17 mil metros quadrados de obras, que envolvem, além da pavimentação, a pintura de faixas e sinalização vertical da avenida.
Em outubro, o governo municipal anunciou que esse empreendimento estava, na época, 40% concluído. Hoje, a previsão da Seosp é de finalizar o asfaltamento da avenida ainda em 2017. “A conclusão está prevista para o início de dezembro. Essa é a última daquele acordo do PAC”, reforça Jung.
Os serviços naquele trecho foram retomados em agosto, na divisa entre os bairros Bom Pastor, Moinhos D´Água e Conventos. Desde então, também foram concluídos os trabalhos de aterramento do canteiro central, calçada de um dos lados, preparação da base para pavimentação asfáltica e sinalização viária.
Detalhes do empreendimento
Vinculadas ao PAC 2, as obras integram um amplo projeto de pavimentação de 14 vias municipais, somadas ao recapeamento das avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant. Resta executar apenas esse trecho da Av. Benjamin Constant, além de alguns reparos e detalhes em outras vias, como na rua Bento Rosa, no bairro Carneiros.
Também integram o projeto as vias Pedro Petry, no Universitário, Wilma Gertrudes Lottermann, Waldemar Schossler, Linus Lottermann, “B” e Eugênia Melo de Oliveira Kirchein, no Bom Pastor; dois trechos da rua Arnoldo Uhry, no Santo Antônio e Jardim do Cedro; a av. Romeu Júlio Scherer, na divisa do Planalto e Olarias; av. Amazonas, em Carneiros, e a rua Henrique Stein Filho, no Jardim do Cedro.
Investigação prossegue
No mês passado, a Justiça Federal ampliou o prazo para entrega da nova perícia referente à denúncia de superfaturamento nas obras de pavimentação do PAC. A juíza estipula o dia 18 de dezembro como data limite para a reanálise dos itens do acordo.
Para o Ministério Público Federal (MPF), há pelo menos 11% de sobrepreço no contrato de R$ 20,5 milhões, assinado em 2015.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br