Iniciado em 2014, o curso de Medicina na Univates foi autorizado a ampliar o número de vagas disponíveis por semestre. A partir de 2018, a universidade poderá matricular 40 novos alunos a cada semestre, 15 a mais do permitido até 2017.
De acordo com o coordenador do curso, Luiz Fernando Kehl, a ampliação foi autorizada pelo MEC devido ao bom resultado obtido nas avaliações do ministério realizadas no início do ano. “Recebemos um conceito 4 de 5, o que significa que o curso responde com qualidade aos critérios estabelecidos e nos deu direito de pedir o aumento no número de vagas”, afirma. Segundo ele, a requisição foi encaminhada em agosto e a ampliação confirmada na semana passada.
“Temos estrutura e corpo docente para isso, e o Brasil precisa de médicos”, alega. A partir da decisão, a universidade poderá oferecer 30 vagas a mais por ano, totalizando 40 a cada semestre. Conforme Kehl, os resultados obtidos pelo curso de Medicina são fruto do empenho do corpo docente, dos médicos que se dedicam ao ensino, do apoio e da estrutura da universidade e do engajamento dos hospitais parceiros de Estrela, Arroio do Meio e do HBB.
Gestão dos postos
De acordo com o coordenador do curso, a Univates está em tratativa com o município para assumir a manutenção e a coordenação da maioria dos postos de saúde de Lajeado. Para Kehl, caso a negociação se concretize, haverá um salto de qualidade tanto no curso quanto no atendimento.
“Será um avanço, pois a mesma estrutura fará o gerenciamento do atendimento médico da população e do curso de Medicina, um privilégio de poucas cidades do país”, ressalta. Hoje, a gestão das unidades de saúde é realizada pelo Instituto Continental de Saúde (Icos), ao valor de R$ 1 milhão ao mês.
Além da Medicina, a universidade também tem graduação em Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Odontologia, e ainda disponibiliza cursos técnicos em Radiologia e Enfermagem. Todos os semestres, mais de 150 alunos realizam estágios acadêmicos na área da saúde em espaços públicos.
Formatura em 2019
O curso de Medicina da Univates tem 202 alunos. A primeira turma, iniciada em 2014, tem formatura programada para 2019. A carga horária é de 9.380 horas, e o tempo de duração varia de seis a nove anos.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br