Produtores participaram de uma tarde de campo sobre Fruticultura. A atividade, organizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Agricultura, ocorreu na propriedade de Fabiano Graciola, da localidade de Linha Anita.
Integrante do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Graciola valorizou a atividade. “É sempre uma forma de trocar experiências e ampliar os conhecimentos sobre o tema.”
O produtor também produz frango e tem na fruticultura mais uma alternativa de renda. O estímulo para a implantação do pomar partiu de um programa municipal de incentivo aos agricultores. “Para nós faltava e, na realidade, ainda falta matéria-prima”, diz Baltazar Berti, um dos sócios do empreendimento.
Com o apoio do governo de Encantado que, por meio de política pública própria, concedeu a 15 produtores do município um bônus de 50% de desconto na aquisição das mudas, foi possível o investimento.
Expansão
O extensionista da Emater/RS-Ascar Eduardo Mariotti Gonçalves salienta que a fruticultura como um todo tem crescido no município, a partir de políticas públicas estaduais – e que envolvem também o apoio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social – e municipais, por meio de programas de estímulo.
De acordo com Gonçalves, a expansão que ocorre também com as hortaliças, está relacionada à participação em outras políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Esteve presente na tarde de campo o secretário de Agricultura, Joel Bottoni, que valorizou a atividade e a parceria com a Emater/RS-Ascar. “Uma ação como esta está de acordo com aquilo que buscamos, que é a promoção e a valorização do homem do campo e o fortalecimento da produtividade no setor agropecuário.”