O crescimento de 17,6% nas exportações da carne suína e de frango abre oportunidades para o Vale do Taquari, pelo fato de a região ter entre as principais atividades rurais e também de industrialização esses produtos. O assunto será tema de painel hoje, às 19h, na Univates.
A produção primária nacional e do RS comprova sua importância a cada ciclo. Na avicultura, entre 2006 e 2015, houve um crescimento no consumo per capita e na produção. A soma desses fatores elevou o país ao segundo lugar no mundo como produtor de frango e ao primeiro em termos de exportação.
Tanto na avicultura quanto na suinocultura, há evoluções consideráveis nos sistemas de produção. Com o avanço tecnológico, tanto nas granjas quanto nas indústrias, a região pode alcançar um grau de excelência.
Junto com essa possibilidade, também surgem desafios. Cada vez mais, a qualidade genética, a sanidade e a gestão eficiente entrarão pelas porteiras das propriedades rurais. Frente às exigências crescentes, a própria indústria terá um papel importante para difundir aos produtores os conceitos da agricultura moderna.
[bloco 1]
O agronegócio é a força propulsora da região. No momento em que as atividades ligadas à matriz produtiva regional conquistam resultados positivos, a tendência é de puxar todo o setor. Por parte do poder público, é preciso criar mecanismos para proteger os produtores. Vide a situação atual da cadeia leiteira. A instabilidade no preço pago aos agricultores traz como reação dano social às famílias.
Junto com os avanços nas cadeias produtivas, abre-se a chance de integrar entidades públicas ou privadas. No Vale, a Univates, por meio do Tecnovates, pode funcionar como um propulsor para criar produtos exclusivos. Essa ideia se aplica na instalação de um selo de qualidade, algo próprio para identificar a região.
Fato similar ao implantado na Serra Gaúcha, que tem como símbolo o vinho. O sabor, o tipo de uva e o modelo de produção fazem daquela região uma vitrina gaúcha em todo o Brasil. Frente à diversificação produtiva do Vale, antes de criar algo singular, é preciso alicerçar uma estratégia coletiva para chamar a atenção dos consumidores.
Para evoluir é preciso ultrapassar paradigmas culturais, profissionalizar e investir em tecnologia.
Editorial
Desafio e oportunidade ao Vale
O crescimento de 17,6% nas exportações da carne suína e de frango abre oportunidades para o Vale do Taquari, pelo fato de a região ter entre as principais atividades rurais e também de industrialização esses produtos. O assunto será tema…