Câmara lança edital para comprar 18 notebooks

Lajeado

Câmara lança edital para comprar 18 notebooks

Valor total da compra pode chegar a 75,6 mil

Câmara lança edital para comprar 18 notebooks
Lajeado

O Legislativo abriu licitação para comprar 18 notebooks, mouses e mochilas para transporte dos aparelhos para uso dos vereadores e assessores. O edital prevê um custo unitário de R$ 4,2 mil, e estipula ainda dois outros para a Secretaria de Educação (SED). A abertura das propostas está marcada para às 14h do dia 23, na sala de licitações da prefeitura.

De acordo com o presidente da câmara, Waldir Blau (PMDB), os notebooks serão utilizados, principalmente, durante as sessões plenárias. Hoje, a maioria dos parlamentares lajeadenses tem apenas um computador nos gabinetes, e alguns têm dois aparelhos disponíveis.

“Ele servirá para agilizar a análise e leitura dos projetos de lei, principalmente. A ideia é interligar os aparelhos para que, assim, as matérias que entrarem sejam imediatamente repassadas aos colegas. Ninguém vai poder dizer, por exemplo, que não recebeu ou não leu determinada matéria.”

Além da agilidade na leitura dos projetos, os notebooks também servirão para a produção e envio de requerimentos. Com isso, pontua o presidente, a câmara pretende economizar mediante menos impressões, além de evitar o uso contínuo de papel impresso durante as sessões. “Precisamos gastar menos papel, isso é uma forma de preservação do meio ambiente”, diz.

Hoje, o legislativo de Lajeado conta com 15 parlamentares. O presidente informa que os três outros notebooks serão utilizados pelas equipes da secretaria e da procuradoria jurídica da câmara. “Isso deve agilizar uma série de processos internos, e com certeza vai gerar bastante economia para os cofres da câmara”, finaliza Blau.

04_AHORA

Detalhes dos aparelhos

Os equipamentos ofertados, na proposta comercial, devem ser novos (sem uso, reformados ou recondicionados), bem como, não poderão estar fora da linha de produção ou fabricação. Para efeitos de referência, foi utilizado o processador IntelCore I3, mas serão aceitos outros processadores de performance igual ou superior, auferidos pelo Passmark.

Ainda de acordo com o edital, deverá ser instalado no notebook um mínimo de 4 GB de memória RAM, DDR4 ou superior, velocidade (frequência) 2133 MHz ou superior. O aparelho ainda deverá suportar expansão de memória RAM para 12 GB ou superior, com duas portas de USB. Também precisa ter uma unidade de disco rígido,SATA III, com o mínimo de 500 GB, e tela de 14 polegadas.

Sistemas interligados

Blau não confirma, mas o legislativo deve estudar a possibilidade de utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), programa fornecido pelo Senado Federal, via Interlegis. O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

O sistema se abastece com projetos aprovados ou em trâmite tanto do Executivo como dos vereadores, ordens do dia, requerimentos, indicações, leis sancionadas, vetos, pareceres jurídicos e das comissões, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno, entre outros documentos. Durante a sessão, o vereador que tiver alguma dúvida sobre determinada matéria em discussão ainda poderá buscar, de imediato, pelo notebook, as informações das quais esteja precisando.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais