O Projeto Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem (ATA), idealizado pela Secretaria da Educação (SED) em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), foi um dos vencedores do Prêmio Gestor Público 2017. A divulgação ocorreu nessa terça-feira à noite, em cerimônia no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
O trabalho realizado pela equipe do ATA surgiu em março deste ano. Professores perceberam que alguns alunos demonstravam dificuldades de aprendizagem, interferindo no rendimento escolar. Foi formado um grupo de atendimento multidisciplinar para atender esses estudantes, com o principal intuito de evitar a evasão escolar.
Uma equipe com profissionais das duas secretarias atua na identificação de alunos com problemas, e trabalha o envolvimento das famílias, encaminhando para avaliações específicas alguns casos.
Desde março, mais de cem crianças já foram identificadas e encaminhadas pela equipe. A equipe do ATA atua em toda a rede municipal de ensino (formada por 23 escolas de Educação Infantil e 18 de Ensino Fundamental) e é formada por psicopedagogas, coordenadoras do projeto, psicóloga, neuropsicóloga, neurologista, psiquiatra, médicas residentes em psiquiatria, fonoaudióloga e uma secretária.
Presente na entrega do prêmio, o prefeito Marcelo Caumo afirma que, além do reconhecimento, o evento serviu para conhecer projetos realizados por outras administrações e que podem servir de base e exemplo para políticas públicas em Lajeado. “O prêmio reconhece um trabalho diferenciado que é oferecido para a comunidade, para as crianças. O poder público está se preocupando em atender essas famílias e garantir todas as oportunidades para o futuro dos nossos alunos.”
Estrela recebe certificado
O Governo de Estrela foi reconhecido com certificado pela apresentação do Programa Municipal de Orientação e Valorização das Empresas no município de Estrela (Promove). A ferramenta busca apoiar no desenvolvimento de cada segmento por meio de análise; identificar o percentual de crescimento e os pontos fortes e fracos; auxiliar na qualificação e crescimento profissional; indicar acesso ao crédito junto ao sistema bancário, entre outros.
Sobre o prêmio
O Prêmio Gestor Público (PGP) foi criado em 2002, em uma iniciativa da categoria dos auditores fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec. Tem como finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do RS. Este ano teve como tema central a “segurança pública”, mas também outras faixas de premiação e reconhecimento, seja a tributária ou mesmo os PGPs temáticos. Estrela inscreveu apenas o Promove, que não integrou a faixa principal da temática.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br