Município sedia Encontro Regional de Saúde Mental

Forquetinha - caminhos à inclusão

Município sedia Encontro Regional de Saúde Mental

Atividades ocorrem amanhã, a partir das 8h, no Parque de Exposições, em Bauereck

Município sedia Encontro Regional de Saúde Mental
Vale do Taquari

Mais de 1,2 mil pessoas de 37 municípios da região são aguardadas para o XVIII Encontro Regional de Saúde Mental. O evento é uma promoção da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, em parceira com a administração municipal, por meio da Secretaria da Saúde, Habitação e Assistência Social. As atividades serão desenvolvidas no Parque Christoph Bauer, em Bauereck.

Conforme a psicóloga Angélica Márcia Renner, é preciso manter as conquistas e os avanços alcançados na área nos últimos 18 anos. “Não podemos retroceder. Queremos ressaltar a melhora dos pacientes quando tratados em liberdade e inseridos na comunidade”, comenta.

Desde 2013, são mantidos no município dois grupos de trabalho e apoio a pessoas que têm ou estão em sofrimento psíquico. Na época, eram sete usuários. Hoje esse número chega a 31, com idade entre 25 e 70 anos.

Segundo ela, as oficinas terapêuticas são um espaço de convivência, onde é possível melhorar a autoestima e buscar a reinserção das pessoas na sociedade. “A integração evita o isolamento. Importante a família auxiliar e incentivar a participação. Além de ser um trabalho preventivo, é uma forma de tratamento”, observa.

Os encontros ocorrem todas nas quintas e sextas-feiras à tarde, no auditório da clínica, ao lado da Unidade de Saúde. São desenvolvidas atividades de integração, artesanato, rodas de conversas e brincadeiras.

O tema do encontro deste ano é “Chamado a maturidade – 18 anos de trajetória – do cuidado em liberdade”. A programação inicia às 8h com café da manhã coletivo, seguido de abertura oficial com autoridades municipais e regionais. Às 9h15min ocorre a apresentação dos projetos desenvolvidos em Forquetinha nas oficinas terapêuticas. Em seguida haverá show de talentos e almoço a partir das 12h30min. Às 14h inicia o baile de integração.

“Cuidar em liberdade”

De acordo com a secretária da Saúde, Heide Grunewald, o objetivo do encontro é comemorar os avanços da reforma psiquiátrica na região, com a abertura de novas formas e espaços de cuidado em liberdade, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a implantação das oficinas terapêuticas na Atenção Básica, que diminuem o número de internações em hospitais psiquiátricos.

Heide ressalta a contratação de profissionais qualificados para auxiliar no trabalho preventivo e no tratamento. “Buscamos envolver toda família. O cuidado em liberdade é fundamental para melhorar a convivência”, ressalta.

Saiba mais

O último encontro ocorreu em Bom Retiro do Sul, em 2016. Participaram 1,4 mil pessoas, de 37 municípios da região, e 42 serviços de saúde mental.

Programação

8h – Acolhida com café da manhã coletivo
9h – Abertura oficial
9h15min – Apresentação de Forquetinha – projetos desenvolvidos
9h45min – Show de talentos
12h30min – Almoço
14h – Baile de integração

Acompanhe
nossas
redes sociais