Município dedica semana ao debate sobre os negócios

Estrela

Município dedica semana ao debate sobre os negócios

Estimular a permanência dos jovens no meio rural é um dos focos do evento

Município dedica semana ao debate sobre os negócios
Estrela

Três eventos da 4ª Semana do Empreendedorismo ocorrem hoje. Com foco no potencial do negócio rural e a permanência do jovem no campo, as atividades são organizadas pela administração municipal, em parceria com o Legislativo, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Sebrae, Sincovat e a Faculdade La Salle. Com entrada gratuita, a programação iniciou nessa segunda-feira, 6, e se estende até sábado, 11.

Às 9h, o Sebrae realiza palestra sobre qualidade no recebimento e processamento de leite, na sede do Legislativo. Às 14h, ocorre a 1ª Oficina Futura, organizada pela cooperativa Sicredi. A partir das 19h, a câmara de vereadores volta a ser palco das atividades, com a apresentação de cases de sucesso de empreendedores rurais da região.

Para amanhã, 10, está prevista a 2 ª Oficina Futura. No sábado, ocorre o encerramento do evento com a visita técnica à sede da fazenda Fraise.

O coordenador da Sala de Apoio às Empresas da administração municipal, Marcos da Silva Quadros, destaca que cerca de 600 pessoas devem participar de todas as atividades da Semana do Empreendedorismo. Segundo ele, a maioria dos temas está voltada ao meio rural como forma de contemplar um dos mais importantes setores da economia do município, responsável por cerca de 32% da arrecadação municipal.

De acordo com Quadros, o governo municipal tem como meta a valorização das pessoas do campo para incentivar as novas gerações a permanecer produzindo alimentos. “A gente percebe que muitos jovens estão indo para a cidade e deixando as propriedades. O objetivo é mostrar que há muitas maneira de trabalhar no campo hoje, com boas perspectivas”, afirma.

Segundo o presidente da Cacis, Pedro Antônio Barth, o evento tem importância especial para os jovens interessados em empreender. “Hoje, precisamos estar em busca conhecimento contínuo. O evento contribui para esclarecer quais rumos e cuidados se tomar na hora de empreender”, afirma. Segundo ele, a tecnologia e a inovação são fundamentais para o êxito dos empreendimentos e para estimular a permanência dos jovens no meio rural.

Referência de sucesso

Na noite de segunda-feira, 6, a abertura da Semana do Empreendedorismo abordou a experiência da Fraise – Paixão por Morangos, localizada no interior de Estrela. Participaram os proprietários Luis Pianta e Márcia Kartsch, que contaram a história e os desafios na condução do negócio, que consiste na primeira fazenda produtora de morango certificada no país. Com área coberta de 10 mil metros quadrados, a propriedade conta com mais de 110 mil mudas da fruta.

O tripé “pessoas, processo e produto” foi destacado na palestra como eixo central para o sucesso do empreendimento. Segundo eles, é imprescindível a valorização das pessoas em todo o processo produtivo, que envolve colaboradores, fornecedores e consumidores. Otimismo, autoconfiança, coragem de assumir riscos e tomar decisões, desejo de protagonismo, resiliência e persistência são características que o empreendedor deve ter, conforme os proprietários.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais