A sessão de hoje ocorre no Instituto de Educação Cenecista General Canabarro (Ieceg). A programação será no auditório da escola e integra o ato solene em celebração aos 55 anos da instituição. O local foi proposto pelo presidente da casa, vereador Marcos Quadros (PSDB). Sete matérias estão na ordem do dia.
“O objetivo é prestigiar essa instituição de muito respeito e que cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento da cidade”, afirma Quadros. Ele explica que membros da direção da escola fizeram o pedido à presidência da câmara para sediar a sessão como parte das festividades. Conforme o vereador, é uma forma de proporcionar que a comunidade escolar acompanhe os trabalhos do Legislativo e facilitar o acesso aos moradores do entorno.
A cada dois meses, o regimento interno permite a realização de uma sessão fora da sede da câmara, a partir da aprovação em plenário de requerimento de algum vereador. Esta será a terceira reunião em outra localidade desde o início do ano. Já sediaram sessões o Ginásio da Comunidade Evangélica, também no bairro Canabarro, e o espaço do Acampamento Farroupilha, próximo à prefeitura, no Centro Administrativo.
Sem polêmicas
Na análise e votação, constam três projetos de autoria do Executivo. Abertura de crédito suplementar no valor de cerca de R$ 120 mil para ações e programas do município, cessão de uso do Entreposto do Mel à Associação Teutoniense de Apicultores e a construção do um Memorial das Soberanas são os temas das matérias. Quatro projetos de vereadores também serão analisados.
Conforme Quadros, as matérias não tendem a gerar polêmicas e foram definidas para não ofuscar as festividades da instituição de ensino.
O relatório da CPI que investiga atos da gestão anterior do governo municipal deve ser analisado na sessão do dia 16. A votação do parecer que reprova as contas do ex-prefeito Renato Altmann ainda não tem data.
Homenagens
No intervalo da sessão, ocorrerá o ato solene em celebração ao aniversário do Ieceg. Estão previstos os pronunciamentos de membros da direção da escola, da diretoria da cooperativa escolar e da presidência do grêmio estudantil. Após a reunião do Legislativo, será servido um coquetel festivo aos associados, colaboradores da instituição, estudantes e pais representantes de turmas.
De acordo com a diretora do instituto, Graziela C. L. Mallmann, a realização da sessão no auditório da escola proporciona que os estudantes desenvolvam conhecimentos sobre o funcionamento do Legislativo e a política. Segundo ela, os parlamentares são referências que podem inspirar novas lideranças entre os alunos, além das atividades internas que a instituição já oferece com objetivo de formar líderes estudantis.
“Em 55 anos, será a primeira vez em que se realiza uma sessão na escola. É uma honra para a instituição tê-los como vereadores”, destaca a professora. Ela comenta que três integrantes da atual legislatura estudaram na instituição: Diego Tenn Pass (PDT), Marcos Quadros (PSDB) e Keetlen Janaína Link (PSDB).
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br