Obra do hospital está 70% concluída

 Encantado

Obra do hospital está 70% concluída

Estrutura da futura UTI do Santa Terezinha está em fase de conclusão

Obra do hospital está 70% concluída
Encantado

O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) passa por uma ampliação. As obras iniciaram em 2014. Serão investidos cerca de R$ 4 milhões na parte estrutural e acabamentos com recursos provenientes da São Camilo Regional Sul, Plano de Saúde São Camilo e do próprio hospital.

Conforme o diretor do hospital, Evandro Klein, é difícil dar uma previsão de quando a UTI estará pronta. “Para a inauguração da UTI, dependemos de vários fatores além da obra. A habilitação no Ministério da Saúde e também os recursos provenientes de emendas e da Consulta Popular todos precisam ser depositados para fazer as aquisições dos equipamentos”, destaca.

Salienta que a equipe está em constante empenho para que o serviço seja disponibilizado o quanto antes para a comunidade encantadense, regional e estadual, junto com os demais serviços que integram a ampliação do HBST. Também comenta sobre o empenho da administração municipal e da câmara de vereadores na busca de emendas para a aquisição dos equipamentos para a UTI.

09_AHORA

“Continuamos executando a parte estrutural. Concluímos o bloco A com oito andares. Estamos na construção do bloco B concretada a quinta laje de oito”, comenta. Segundo ele, os acabamentos do andar térreo, que terá farmácia e área de suprimentos, já estão sendo feitos.

Klein menciona também que o espaço onde hoje funciona a farmácia será usado para reforma e ampliação da lavanderia e cozinha. Isso será inaugurado por etapas e a mudança deve iniciar em 2018.

Reforma de quartos do SUS

“Além dessas obras, a gente está reformando a parte da frente, ampliando quartos SUS, melhorando os banheiros e a acessibilidade, bem como portas e os espaços”, destaca. Hoje 60% da estrutura de leitos do hospital são para atendimento SUS, totalizando 33 vagas.

Conforme o diretor, as reformas estão sendo feitas com recursos próprios do hospital. Nos próximos dois meses, mais três quartos receberão melhorias.

Novo Centro Cirúrgico e UTI

Os projetos da UTI e do Centro Cirúrgico já estão aprovados, conforme o diretor do HBST. A UTI terá dez leitos adultos.

“O fato de ter a UTI não é garantia de leito, pois as vagas entram na regulação do Estado. Assim como pacientes da nossa região são atendidos em outras regiões, podemos receber também pacientes de outros lugares”, salienta Klein.

Em relação ao Centro Cirúrgico, o hospital tem hoje três salas, após a ampliação, serão seis. Ele será instalado no segundo andar do novo prédio em construção.

O primeiro andar dos blocos A e B será para a UTI. O terceiro andar receberá o Centro de Obstetrícia e o quarto, a Central de Materiais. Os demais andares, do quinto ao oitavo, serão destinados a outras especialidades e para mais quartos.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais