Em uma análise mais fria das rodadas finais do Brasileirão, o Grêmio acredita que 63 é o número mágico para assegurar um posto no G4 ao final da competição e garantir vaga direta na Libertadores de 2018.
Conforme comentou o vice de Futebol Odorico Roman em entrevista coletiva, o time precisa somar mais 9 pontos nos seis jogos restantes para atingir o objetivo. Ou seja, precisa de 50% de aproveitamento.
Contudo, o futebol não é uma ciência exata como a matemática, e esse número pode baixar ou aumentar de acordo com o desempenho dos adversários. Palmeiras, Botafogo e Flamengo, por exemplo, perderam na rodada, o que facilitou ainda mais a escalada na tabela. Assim, o Grêmio retomou a terceira colocação com os mesmos 54 pontos do Verdão, mas à frente pelo saldo de gols.
Há ainda outro fator que faz o Grêmio se vacinar frente ao rendimento no Campeonato Brasileiro. Apesar da euforia da torcida com a final da Libertadores e a possibilidade de título, o tri da América não está assegurado.
O técnico Renato Portaluppi faz questão de ressaltar isso ao grupo. Como levantar a taça do nacional também tornou-se mais difícil devido à distância do líder Corinthians, encerrar a competição entre os quatro melhores é, no momento, a hipótese mais concreta de presença de forma direta no certame continental de 2018.
Na sequência dos jogos pelo Brasileirão até a decisão da Libertadores, o Grêmio viaja a Campinas, onde enfrenta a Ponte Preta amanhã, pela 33ª rodada. Com 54 pontos, a equipe é terceira colocada ao lado do Palmeiras, mas fica à frente pelo saldo de gols. O líder Corinthians tem 62.
Grêmio alerta os torcedores
Com a grande procura por ingressos para os dois jogos com o Lanús pela final da Libertadores, o Grêmio divulgou nota para esclarecer que ainda não há definições sobre venda tanto para o jogo na Arena, no dia 22, quanto em Buenos Aires, dia 29.
O clube ainda negocia com a direção do Lanús um acordo de reciprocidade para os dois jogos. A tendência é de que a quantidade de ingressos aos visitantes, nas duas partidas, fique entre 2,5 mil e quatro mil bilhetes.
O Grêmio ainda explica que a única agência de turismo que tem parceria com o clube é a Grêmio Tur. Por isso, não se responsabiliza por pacotes vendidos por outras agências que garantam ingresso na final.
Uma reunião, ao fim da tarde de ontem, começou a agilizar a logística para o jogo de ida, na Arena. Com a indefinição sobre a data de venda de ingressos, muitos torcedores estão se associando ao clube para garantir lugar na decisão. Até domingo, o quadro social já registrava 88 mil associados.