Domingo foi dia de relembrar a infância na cidade de Estrela, onde ocorreu o 1º Torneio de Tacobol. O evento teve como finalidade promover a integração entre famílias e amigos em torno da brincadeira, que era tradicional em décadas passadas.
O torneio também teve cunho social e solicitou como inscrição a doação de um quilo de ração, destinada à Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa), promotora do evento.
Conforme Márcio André Pinto, um dos organizadores, a ideia surgiu depois que participou de um torneio. “Nós jogamos em Lajeado um torneio de duplas que a Sejel organizou e, ao voltar, eu disse para meu colega que seria legar criar um grupo para jogar taco com mais frequência”. Da conversa, veio a ideia de organizar um torneio para divulgar a modalidade. “Queríamos chamar oito duplas, e no fim acabou tendo 26 duplas inscritas.”
O taco é conhecido como um jogo de criança, mas ficou esquecido com o passar dos anos. “Quando abrimos as inscrições, o pessoal vinha e falava que fazia muito tempo que não jogava, que precisava se inscrever, que seria legal relembrar a infância.”
Segundo Pinto, há muitos simpatizantes do jogo na cidade. “Ficamos felizes de ver pais com seus filhos aqui, crianças que nunca tinham jogado taco. Foi essa a ideia do torneio, reunir quem nunca tinha jogado e gente que não jogava fazia anos.”
Jogo para família
O torneio reuniu duplas de amigos, de casais ou de pais e filhos. Uma delas foi formada por Evandro Nunes e o filho Kauan. O pai conta que fazia muito tempo que não jogava taco. “Na infância, era comum brincar com os amigos. Surgiu a oportunidade e o convite pra participar do torneio e não pensei duas vezes antes de me inscrever junto de meu filho.”
Nunes acha a iniciativa do torneio muito boa para reunir os amigos e mostrar aos filhos como era a infância antes dos celulares e computadores.“Meu filho nunca tinha jogado taco, aprendeu para jogar aqui hoje. Durante a semana, viemos ao parque treinar junto de uma turma do trabalho, tenho vários colegas que se interessaram pela brincadeira. Eventos como este são importantes, além de praticar esporte, é bom para a saúde e para tirar a criançada de dentro de casa.”