Durante os próximos meses, o caderno VOCÊ. vai deleitar os leitores com receitas bem brasileiras e super criativas. Os pratos foram elaborados pelos alunos de Gastronomia da Univates e evidenciam a habilidade deles com as panelas. Serão doces, salgados, carnes e petiscos, todos com ingredientes facilmente encontrados na região e com o poder de transformar sua cozinha em um verdadeiro restaurante. Prepare-se para jantares inesquecíveis e reuniões com amigos ainda mais saborosas.
Ingredientes
– 1 coxa de frango
– 2 cebolas
– 1 dente de alho
– 4 xícaras de farinha de milho
– 1 litro de água
– 500g de manteiga
– Colorau a gosto
– Tempero verde a gosto
– Pimenta a gosto
– Sal a gosto
Modo de preparo
Frite o frango até dourar. Acrescente a cebola, o alho e o restante dos temperos. Cozinhe até o molho ficar grosso. Aqueça a água e, assim que ferver, coloque a farinha de milho. Quando der o ponto, acrescente a manteiga, pimenta e o sal.
Harmonização
Apesar de as aves estarem na categoria de carnes brancas, nem todas têm os mesmos sabores e corpo, portanto, nos permitem experimentar com um amplo leque de opções de vinho, desde espumantes até tintos. A regra básica da arte da harmonização é cromática: conecta as carnes brancas com os vinhos brancos.
No entanto, as regras têm exceções e essas costumam ser as mais saborosas. Existem milhões de receitas em que a matéria-prima é frango ou outras aves, desde preparações doces até picantes, e cada uma delas exige um vinho diferente.
Em primeiro lugar, temos que considerar o peso das proteínas do prato, e buscar sua equivalência com os taninos e a acidez do vinho. O peso está determinado pela proteína principal. Nesse caso, pelo tipo de ave que converteremos em protagonista da receita.
A segunda consideração é o método de cozimento da carne. O frango cozido é um prato delicado e suave, portanto, pede um vinho branco e elegante como o Casillero del Diablo Sauvignon Blanc.
Ele faz parte da linha Casillero del Diablo criada em 1981 pela vinícola Concha y Toro e está presente em mais de 135 países. É a marca de vinho premium chileno mais vendida no Brasil e com maior presença no mundo. São mais de três milhões de caixas vendidas. A garrafa tem 750ml, tem o corpo leve e teor alcoólico de 12,5%. O potencial de guarda é de quatro anos.