A Univates recebe no início de dezembro a quarta edição do Startup Weekend Lajeado (SWL). Evento de incentivo ao empreendedorismo, o SWL reunirá os estudantes e empresários em três dias voltados para a aceleração de negócios no mercado digital.
Realizado em parceria com a Acil, o SWL é um evento de imersão, no qual empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias para a criação de empresas são viáveis.
As melhores ideias apresentadas serão desenvolvidos por equipes criadas no próprio evento. A partir disso, cada equipe terá 54 horas para a criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O evento termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso que fazem o papel de investidores.
A programação começa às 18h30min da sexta-feira, 1º e vai até as 19h do domingo, 3. Os participantes contarão com o suporte de mentores durante as palestras e desafios promovidos. As inscrições podem ser realizadas em bit.ly/swlajeado17, ao valor de R$ 120.
O Startup Weekend é um evento global criado em 2007 para incentivar o desenvolvimento de negócios inovadores. Ao todo, mais de 1,5 mil cidades do mundo realizam edições do evento, que já resultou na criação de 8 mil startups.
Na primeira edição do evento de Lajeado, realizada em 2014, foram criadas nove startups, sendo que três delas ganharam espaço no Tecnovates para a execução dos projetos.
Empreendedorismo Inovador se torna curso na Univates
Uma nova opção integra os cursos oferecidos pela Univates no próximo ano. O curso de Liderança Empreendedora e Inovação tem como objetivo desenvolver as áreas do futuro em todo o RS, além de formar líderes e empreendedores que possam gerenciar equipes e projetos com caráter inovador. Essa proposta surgiu de contatos com instituições de outros países parceiras da Univates.
“Com as imersões, os alunos conhecerão ecossistemas empreendedores, metodologias de fortalecimento ao empreendedorismo e oportunidades de negócios internacionais”, afirma Sandro Faleiro, diretor do Centro de Gestão Organizacional (CGO), área em que o curso está inserido.
“A economia do Vale do Taquari é baseada em produtos tradicionais. Com o curso pretendemos desenvolver áreas diferentes, inovadoras, que gerem empregos em áreas do futuro. Queremos empresas que trabalhem também com conhecimento, com tecnologia de informação”, completa Sandro Faleiro.
As inscrições para o curso de Liderança Empreendedora e Inovação estão abertas.
Metodologia
– Turmas: 35 vagas em um único período de ingresso;
– Organização da turma em equipes de aprendizagem;
– Indicação de um mentor para acompanhar cada equipe de aprendizagem;
– Formalização de empresas reais;
– Aprendizagem em equipe por intermédio de projetos reais.
Diferenças no currículo
– Aulas nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 40 horas semanais e 4.800 horas totais (quatro anos de curso);
– Aulas em português, inglês e espanhol (prepara o profissional para um mundo globalizado e multilíngue);
– Três vivências internacionais.
Mercado de trabalho
– Gestor de inovação;
– Desenvolvedor de novos negócios;
– Líder empreendedor e intraempreendedor;
– Gestor de equipes multidisciplinares, autogestionadas e de alto rendimento;
– Gestor de projetos;
– Gestor de serviços industriais;
– Consultor de serviços (mudança organizacional, coaching);
– Gestor de marketing e comunicação global.
Competências
– Inglês e espanhol empresariais;
– Liderança de pessoas, negociação e tomada de decisão;
– Criação e inovação por intermédio de soluções empreendedoras;
– Concepção e realização de soluções criativas que atendam aos interesses de um mercado.
Saiba mais
O processo de ingresso no curso é constituído de duas etapas: uma redação eliminatória e uma entrevista individual. As inscrições para o curso de Liderança Empreendedora e Inovação já podem ser feitas em www.univates.br/vestibular. A prova de redação será aplicada no mesmo momento que o processo seletivo dos demais cursos da Univates, dia 26 de novembro, no campus de Lajeado.
Mais informações em www.univates.br/graduacao/lideranca.