Seis produtores investigam a morte de animais

BOQUEIRÃO DO LEÃO

Seis produtores investigam a morte de animais

Defesa Agropecuária alerta para importância da vacinação preventiva

Seis produtores investigam a morte de animais
Vale do Taquari

Dois servidores da Secretaria Estadual da Agricultura estiveram no município para um trabalho de controle ao morcego hematófago, responsável por transmitir raiva.

De acordo com o médico- veterinário responsável pelo controle da raiva em herbívoros, Wilson Hoffmeister Júnior, depois de haver suspeitas, representantes da secretaria municipal chamaram a equipe de controle para verificar.

Hoffmeister destacou que existem cinco pontos cadastrados no município onde há o refúgio de morcegos.

Coleta na propriedade de Florindo Luzzani foi encaminhada à análise

Coleta na propriedade de Florindo Luzzani foi encaminhada à análise

Segundo ele, durante a procura, encontraram os animais e realizaram a caçada com a intenção também de prevenir, pois nem sempre estão contaminados.

Junto com a veterinária local Luciana Agostini, coletaram material para exame e destaca que, apesar de a sintomatologia ser muito parecida, nenhum caso de raiva foi atestado por enquanto. “Os sintomas são os mesmos, porém, nenhum dos testes feitos até agora deu positivo”, afirma Hoffmeister.

Conforme Luciana, até agora, foram registradas 14 mortes suspeitas, em seis propriedades, com sintomas que caracterizam morte por raiva.

Assim como Hoffmeister, ela aponta para a importância da vacinação como forma preventiva. “Sabemos que a raiva não tem cura, então, a recomendação é que os animais sejam vacinados para prevenir.”

Conforme os profissionais, o preço da vacina (90% eficaz) é acessível e não vale a pena correr o risco de perder os animais.

Suspeitas

Na propriedade de Florindo Luzzani, em Vila Nova, um caso é analisado. Segundo o filho Sidiclei, um dos bovinos utilizados para o trabalho na lavoura apresentou enrijecimento nas patas traseiras e não se recuperou mais.

Ele relata que o veterinário encontrou sinais de mordida e material foi coletado para exames. “É uma perda lamentável, estamos preocupados, então, já tratamos de vacinar os outros animais.”

Acompanhe
nossas
redes sociais