O Natal das Águas está com a programação definida. Na tarde dessa quarta-feira, 1º, a administração municipal divulgou as atrações confirmadas para um dos principais eventos natalinos do Vale do Taquari. As atividades iniciam em 2 de dezembro e se estendem até a noite do dia 23, quando ocorrerá o evento principal, nas margens da Barragem Eclusa.
Com previsão de receber cerca de 50 mil pessoas nos dez dias de programação, o Executivo usará recursos próprios, de empresas e entidades patrocinadoras. Sem divulgar a previsão de gastos, o prefeito Edmilson Busatto disse que a gestão segue trabalhando para atrair o maior número possível de apoiadores, e que os custos restantes serão assumidos pelo município.
A noite principal terá o espetáculo Imagem e Sonho, do Grupo Tholl – Trupe Circense de Pelotas, show da dupla sertaneja Hugo e Tiago e festa de música eletrônica com a DJ Karine Larré. Show de fogos, chegada do Papai Noel e outras atrações também estão previstas para o evento, que aguarda cerca de 30 mil pessoas.
Nas semanas anteriores, haverá atividades em diversos locais da cidade. Parque Pôr do Sol, Igreja do Morro, Casa da Cultura e auditório da prefeitura serão palcos para apresentações de conjuntos musicais, grupos teatrais e de dança, cinema e entidades da região. Todos os eventos são gratuitos, com a entrega de um quilo de alimento.
Dificuldades
“O nosso Natal nas Águas não é uma coisa assim tão gigantesca que vai acontecer”, destacou o prefeito. Acompanhado do secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Luiz Eduardo Arce, do coordenador da Central de Projetos, Rodrigo Rodrigues, e das soberanas do município, Busatto agradeceu o empenho de toda a equipe organizadora.
De acordo com Arce, o anúncio oficial da programação é resultado de um trabalho árduo. Ele afirmou que houve dificuldades para a viabilização financeira do evento. Sem aprovação do projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o município teve que buscar alternativas. O projeto chegou a ser aprovado pela Lei Rouanet, em setembro, mas não houve tempo para captar recursos.
Apesar dos obstáculos, o secretário afirmou que a programação está preparada para receber o público de todo o estado. “Esse é um momento importantíssimo para Bom Retiro do Sul, para o Vale do Taquari. E por que não para o Vale do Rio Pardo, para a Serra Gaúcha e para os quatro cantos do Rio Grande do Sul?”, questionou.
Programação
2 de dezembro – Igreja do Morro
20h30min – Abertura oficial
21h – Encenação A jornada dos Reis Magos
22h – Orquestra de Bom Retiro do Sul
Dia 3 – Parque Pôr do Sol
16h – Encontro Regional de Bandas Marciais
Dia 6 – Parque Pôr do Sol
19h – Colégio Jacob Arnt e Apae em Uma noite de Natal
Dia 7
14h – Ação em saúde (no Parque Pôr do Sol)
19h – 1ª Noite Cultural (na Casa de Cultura)
Dia 10 – Parque Pôr do Sol
19h – Orquestra do Martin Luther
Dia 13 – Parque Pôr do Sol
19h – Encontro Gospel
Dia 16 – Parque Pôr do Sol
19h – Dançarte – Uma noite em dança
Dia 20 – Auditório da prefeitura
10h, 14h e 19h – Cinema
Dia 21 – Parque Pôr do Sol
19h – Orquestra Villa-Lobos
Dia 23 – Barragem Eclusa
Noite principal a partir das 18h – Grupo Tholl, chegada do Papai Noel, show de fogos, Hugo e Tiago e DJ Karine Larré
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br