Avenida terá novo sistema de iluminação a partir do próximo ano

Lajeado

Avenida terá novo sistema de iluminação a partir do próximo ano

Testes com tecnologia LEL iniciam na Pasqualini

Avenida terá novo sistema de iluminação a partir do próximo ano
Lajeado

O governo pretende lançar processo licitatório ainda este ano para trocar todo o sistema de iluminação em um trecho da av. Alberto Pasqualini, entre o entroncamento com a BR-386 e a av. Benjamin Constant. A ideia é testar luminárias com a tecnologia LED (Light Emitting Diode) em diversos pontos da avenida, para depois levar a novidade a outros bairros e vias da cidade.

Inicialmente, explica o chefe do Setor de Projetos Especiais, Isidoro Fornari, serão comprados 46 kits de iluminação para os 23 postes instalados naquele trecho. O investimento deve ficar próximo de R$ 120 mil. “Mas tudo dependerá do processo licitatório, que deverá ser feito na modalidade do pregão eletrônico”, pontua ele.

A intenção, reitera Fornari, é formalizar a compra de todo o equipamento ainda em 2017. Entretanto, o término de toda a instalação deve ficar para janeiro de 2018. “Vamos fazer uma espécie de experimento na entrada da cidade. Conforme pesquisado em outras cidades, a economia pode superar 40% em relação ao sistema atual, com mais luminosidade”, calcula.

Em um segundo momento, explica o agente público, o governo pretende firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) para licitar a implantação do novo sistema em outros pontos da cidade, repassando a manutenção e o gerenciamento para empresas terceirizadas, tal como ocorre em cidades como Florianópolis, por exemplo.

Neste momento, um grupo de trabalho finaliza os debates acerca dos critérios para o edital de licitação. Procedência, vida útil das lâmpadas, potência e outros itens serão cobrados na concorrência pública. “Talvez já iremos pedir um número maior de lâmpadas, algo em torno de 100, para posterior instalação em outros trechos de avenidas”, sugere Fornari.


Inspiração em outras cidades

A ideia da administração municipal é repetir o modelo implantado – inicialmente – nas pontes Gov. Colombo Machado Salles e Gov. Pedro Ivo Campos, que dão acesso à Ilha de Santa Catarina, e depois repetido na av. Beira Mar Norte, uma das principais de Florianópolis. O mesmo sistema de PPP vem sendo desenhado em São Paulo. Já em Porto Alegre, está em funcionamento nos parques.

Na capital de SC, o governo optou, em 2013, por trocar toda a iluminação das pistas das pontes por lâmpadas LED. Foram 210 luminárias com potência de 130 W, instaladas em postes decorativos curvos. Com o novo sistema, houve melhoria nos níveis de iluminância e uniformidade, deixando a luz artificial mais próxima da luz do dia, e reduzindo em 48% o consumo de energia elétrica.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais