Igrejas celebram 500 anos da Reforma Luterana

Lajeado

Igrejas celebram 500 anos da Reforma Luterana

Fiéis relembram Martinho Lutero. Culto ocorreu na manhã de ontem

Igrejas celebram 500 anos da Reforma Luterana
Lajeado

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) celebraram ontem pela manhã, no Centro Comunitário Evangélico, os 500 anos da Reforma Luterana. O evento contou com a participação dos coros da IECLB e IELB, individuais e conjuntas, além de um grupo de teatro da IELB.

O pastor sinodal Gilciney Tetzner dirigiu a mensagem como palestrante. Na abertura do evento, jovens do Ensino Confirmatório fizeram a acolhida interpretando Martim Lutero, a mulher Catarina de Bora e os filhos. No encerramento, entregaram maçãs para os cerca de 300 cristãos presentes.

Para Tetzner, foi um momento histórico para a fé e um privilégio celebrar os 500 anos da Reforma. “Fico feliz que conseguimos fazer muitos eventos alusivos à Reforma no Vale do Taquari.”

O pastor afirma que não se comemora simplesmente o conflito que aconteceu no século 16, mas que ainda hoje é possível escutar e testemunhar do amor da graça de Deus e ter acesso à palavra. Tetzner realizou um misto entre pregação e palestra, enfatizando a redescoberta da graça, do amor de Deus, da centralidade e da palavra de Cristo, fazendo uma analogia. “Lutero disse que se o mundo acabasse amanhã hoje ele plantaria uma macieira. O mundo de Lutero terminou e veio um novo mundo. A macieira dele ficou e estamos colhendo os frutos.”

Dia de Gratidão

O pastor da IECLB Eric Peter Nelson acredita que a palavra gratidão sintetiza os 500 anos da Reforma Luterana. Segundo ele, é preciso ter gratidão pelas pessoas que participam dos encontros, gratidão pelo significado dessa data histórica e também por compartilhar com as pessoas não só na cidade, mas no país e mundo, a alegria de ser cristão luterano e ter orgulho de fazer parte desse legado da Reforma com humildade, responsabilidade e também olhando para os outros cristãos ao redor, sendo gratos pela história luterana.

Conforme o pastor da IELB Mário Hartmann, é preciso lembrar que a Reforma Luterana é um momento especial de gratidão a Deus porque ela é um retorno à palavra de Deus, um parar para ouvir, seguir conceitos, valores e orientações porque Deus em Cristo trouxe a libertação da realidade da condenação eterna. Segundo o pastor, Cristo garante uma vida na presença dele em todos os momentos, dá o privilégio de adorar a Ele por tudo que fez em primeiro lugar.

O regente do coro da IECLB, Ingo Schreiner, conta se preparava para a celebração há muito tempo por estar envolvido com toda a programação, também pelo Sínodo. O coro da IECLB participou de cinco cultos com hinos de Lutero. “Nosso coro esteve envolvido nas celebrações e resgatou as músicas da época de Lutero que são muito interessantes. Meu sentimento nesse momento é de estar junto, participar, ser solidário, me sentir fazendo parte de um grande grupo e fazendo meu trabalho com amor”, diz o regente.

Reforma Luterana

Foi um movimento de caráter religioso que ocorreu na Alemanha no século XVI, liderado por Martim Lutero. O movimento criticava ações da Igreja Católica e propôs novos caminhos para o cristianismo, resultando na criação da Igreja Luterana. A Reforma Luterana teve forte apoio da nobreza da Alemanha que desaprovou o capitalismo e a utilização do dinheiro.

No ano de 1517, há 500 anos, Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Elas criticavam a venda de indulgências, questionavam o poder papal e algumas práticas católicas, além de propor uma ampla reforma religiosa.

Acompanhe
nossas
redes sociais