A atual sede da Associação de Karatê Alto Taquari (Askat), em Estrela, foi o palco de uma das mais importantes etapas de graduação do esporte. O evento realizado no sábado reuniu 15 atletas de todo RS.
A etapa da passagem da faixa marrom para a preta e também dos dans (espécie de sub-graduações dentro da mesma cor de faixa) é anual. Em virtude disso, muitos familiares acompanharam o momento.
O atual presidente da Federação Sul-Riograndense de Karatê (FSK), Marco Rocha, comemorou. “Estamos em uma fase de descentralização do karatê, de sua expansão. E Estrela, futura sede da federação gaúcha, ganha destaque nesse cenário. Estamos realizando etapas regionais anuais dessa importante graduação, e agora foi a vez do Vale do Taquari. Ainda assim, tivemos representantes de municípios de outras regiões”, relata.
Conforme Rocha, os resultados ainda precisam ser homologados, mas no contexto geral foram satisfatórios. “Tanto aqueles que buscavam a faixa preta como aqueles que almejavam um novo dan se saíram muito bem. A aprovação superou os 90%, o que mostra o alto nível de nossos atletas”, afirma.
O sensei faixa preta Valmor Griebeler comemora. “Estamos satisfeitos com o desempenho de todos e a forte ligação que Estrela e o Vale do Taquari criam cada vez mais com essa nova modalidade olímpica.”
Conforme ele, a construção do prédio da futura sede da federação, no bairro Imigrantes, está na fase final.