Depois de dez anos, o Grêmio pode disputar mais uma vez uma decisão da Libertadores. Hoje, a partir das 21h45min, o Tricolor recebe o Barcelona, do Equador, na partida de volta da semifinal. Tem a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença para se classificar à final.
A última vez que disputou uma final foi em 2007. Na ocasião, a equipe comandada por Mano Menezes venceu em casa o Santos por 2 a 0. Na partida de volta, na Vila Belmiro, perdeu por 3 a 1 e, graças ao gol qualificado, avançou para a decisão, mas perdeu para o Boca Juniors.
Em busca de repetir a façanha de Mano Menezes, Renato terá apenas um desfalque. O meia Arroyo, com inflamação na garganta. O equatoriano não treinou no domingo e também não participou das atividades desta semana.
A tendência é de que Renato repita a mesma equipe que venceu a partida de ida por 3 a 0: Marcelo Grohe, Edilson, Kannemann, Pedro Geromel, Cortez, Jaílson, Arthur, Ramiro, Luan, Fernandinho e Barrios.
O chileno Roberto Tobar será o árbitro. Carlos Astroza e Christian Schiemann, também do Chile, serão os bandeirinhas. O quarto juiz é o paraguaio Mario Diaz de Vivar. Os árbitros de vídeo serão o chileno Julio Bascuñan e o paraguaio Milciades Saldivar. O venezuelano Jesús Valenzuela será o assistente do árbitro de vídeo.
Torcedores confiantes na vaga
Figura frequente na Arena nesta Libertadores, Alana Sartori Barckert, 20, só não foi ao duelo contra o Godoy Cruz, pelas oitavas de final. Para ela, mesmo tendo a vantagem, a partida será complicada. “É jogo de Libertadores, então, dá para esperar de tudo, acredito que será um jogo emocionante.”
Alana acredita em uma vitória por 3 a 0 . “Confio no meu time. Libertadores é a cara do Grêmio e do Renato, o mestre sabe o que faz.”
Confiante na classificação, Júnior Wagner, 27, será um dos 105 torcedores de Estrela na Arena amanhã. Organizada pelo Geral Estrela, a excursão sairá às 18h, do centro. “Fomos a todos os jogos em casa, inclusive contra o Guarani, no Paraguai. Passando de fase, nos organizaremos para ir à Argentina também.”
Sobre o duelo, Wagner ressalta que será equilibrado, mas acredita que a classificação está encaminhada. “Fácil não será, futebol é futebol, nunca é fácil, ainda mais sendo o Grêmio.”