Voluntários limpam o Arroio Boa Vista

Você

Voluntários limpam o Arroio Boa Vista

Edição 2017 do Revive Boa Vista recolheu 250 quilos das margens do arroio. Próxima atividade ocorre no dia 2 de dezembro

Voluntários limpam o Arroio Boa Vista

Cerca de 40 voluntários participaram, na manhã desse sábado, 28, da 8a edição do Revive Boa Vista. Organizada pela unidade da Parceiros Voluntários no município, a ação socioambiental recolheu resíduos em margens do Arroio Boa Vista. Ao todo, foram coletados 250 quilos de lixo.

No início da manhã, os participantes se reuniram na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia, onde receberam dicas de segurança para as atividades próximas às margens. Os voluntários foram divididos em equipes para a realização de coletas em quatro localidades.

A coordenadora da Parceiros Voluntários em Teutônia, Tatiani Camila Ballus, comemora o fato de que a quantidade de resíduos encontrada foi menor em relação às edições anteriores. “Isso é reflexo da conscientização das pessoas e também resultado do nosso trabalho”, afirma. Segundo ela, o sonho dos participantes é chegar às margens e não encontrar mais resíduos.

Antes do recolhimento, os grupos também visitaram o aterro sanitário do município, que recebe cerca de 14 toneladas de lixo por dia. “A visita ao aterro é também momento de a gente repensar o consumo. Muita coisa que a gente consome e pensa: nossa, gerou tanto lixo assim. Será que valeu a pena consumir tudo isso?”, comenta a vice-presidente da CIC, Mariza Wolf.

Integrante da diretoria da entidade, Ivandro Carlos Rosa participa desde a primeira edição do Revive Boa Vista. Ele explica que a iniciativa se originou tendo como referência o Viva o Taquari Vivo, de Lajeado. “Partiu da lógica da valorização do Arroio Boa Vista, que é um arroio que a gente passa diariamente sobre ele e não dá a devida importância”, afirma.

Entre os voluntários que integraram a ação, esteve o presidente da Certel, Erineo José Hennemann. “É um programa que realmente muda a cultura das pessoas”, destaca. Ele avalia com otimismo a mobilização crescente no Vale do Taquari em torno das preocupações ambientais. “A nossa região tem uma cobertura vegetal superior às outras regiões do estado. Porque as pessoas aqui estão preocupadas em manter o ambiente saudável e em preservá-lo”, acredita.

Realizado anualmente, o Revive Boa Vista tem por objetivo a preservação do meio ambiente e a conscientização da população sobre cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo. Conta com o apoio da administração municipal e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led.

Em 2 de dezembro, os voluntários realizam atividades de descarte de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, no posto de coleta instalado no Supermercado Languiru do bairro Canabarro. Serão coletados óleo de cozinha, eletrônicos, sucatas, pilhas, medicamentos vencidos, cartões magnéticos, celulares, chapas de raio-X, entre outros.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais