O Grêmio deixou nítido que seu foco estava bem distante da Ressacada ao deixar os titulares em Porto Alegre e escalar time reserva para o empate em 2 a 2 com o Avaí, no domingo. Mas a ausência de Luan, Barrios e companhia também rendeu um viés positivo, pelos pés de Everton.
Sem os principais jogadores, o atacante brilhou como protagonista, ao dar assistências para os dois gols da equipe, e acirra a disputa com Fernandinho por uma vaga no time à semifinal da Libertadores.
O jovem tem duas marcas de peso a favor para levar vantagem na disputa. Chegou ao jogo de número 53 pelo Grêmio em 2017 e foi quem mais atuou pelo clube na temporada. Ainda se tornou o terceiro no ranking de assistências. São oito, contra dez de Luan e 11 de Pedro Rocha.
O herói do penta da Copa do Brasil, aliás, é quem abre a lacuna para que possa entrar no time. O ex-camisa 32 deixou o clube, vendido ao Spartak Moscou, em alta e deixou vago um posto ainda não ocupado com efetividade por Everton, Fernandinho ou Arroyo.
Nesse domingo, Everton brilhou à sua maneira, ao explorar suas principais virtudes, de explosão e velocidade em arrancadas a dribles para as jogadas dos dois gols do Grêmio.
Mesmo com o bom desempenho do atacante, Renato evitou elogios individuais ou comentários sobre a formação para o jogo de amanhã. Frustrado pelo empate, o treinador apenas se disse satisfeito com o rendimento dos suplentes.
Após o empate, o Grêmio se mantém na quarta colocação, com 51 pontos. A prioridade do Tricolor é o jogo da volta da semifinal da Libertadores, contra o Barcelona, amanhã, às 21h45, na Arena. Com o triunfo por 3 a 0 na ida, no Equadror, o Tricolor pode até perder por 2 a 0 em casa, que garante a vaga na final.
Pelo Brasileirão, a próxima partida será no domingo, às 17h, na Arena, contra o Flamengo, pela 32ª rodada.
Barcelona encontra problemas
Problemas de documentação impediram o Barcelona de Guayaquil de chegar ao Brasil na manhã de ontem. O grupo passou a noite na Bolívia e de lá não conseguiu embarcar para o Brasil. O time faria escala em Santa Cruz de la Sierra, mas questões de logística fizeram a delegação dormir na Bolívia.
O Barcelona perdeu o jogo de ida das semifinais da Libertadores por 3 a 0 e precisa operar um milagre para seguir adiante na competição. Deve, no mínimo, devolver o placar na Arena para levar a decisão às penalidades. Um resultado inferior a 3 a 0 ou um empate favorece o Grêmio.
Quadro social atinge marca histórica
A boa fase do Grêmio em 2017 fez o clube atingir uma marca histórica no quadro social. Desde quarta-feira passada, data do jogo de ida com o Barcelona de Guayaquil, no Equador, foram registradas mais duas mil associações e o o total de sócios saltou para 85 mil.
É o maior na história do clube. O gerente do quadro social, Harrison Vianna, comemora. Conforme ele, o último pico de associações tinha ocorrido no ano passado, em meio às finais da Copa do Brasil conquistada sobre o Atlético MG, quando o Grêmio tinha 80 mil sócios ativos.
No momento, só as modalidades de sócio torcedor ouro e diamante, nas quais se paga mensalidade para desconto no ingresso, estão disponíveis ao torcedor. As associações das modalidades isentas da aquisição de ingressos estarão abertas a partir de 3 de novembro.
Os ingressos para o jogo de amanhã já estão esgotados.