Qual é o sentido de destruir aquele seu batom vermelho favorito ou aquele pó iluminador que você acabou de comprar? A princípio, nenhum. Mas o fato de “ousar” destruindo as maquiagens virou febre na internet depois que as blogueiras australianas Hailey e Kat criaram uma série de vídeos em seu canal chamado The Makeup Breakup.
O nome da atividade evoluiu para uma hashtag no Instagram e no Twitter. Foi então que outras mulheres começaram a aderir à alegria — ou tristeza, dependendo do ponto de vista. Para alguns é bastante satisfatório observar as blogueiras cortando iluminadores ou amassando batons. Outros acham os vídeos assustadores e sem sentido.
A estudante Priscila Andrade conta que começou a fazer o deppoting antes mesmo de saber o que era. Ela sempre adorou batons e não gostava das embalagens. “Era um caos procurar entre mais de 50 qual a cor certa para determinada situação”, afirma. Para que todos os batons ficassem em uma paleta de cores, mais organizados, ela os desmancha e coloca em potes menores e transparentes. “É ótimo para a organização”, reforça.
Depotting
Na realidade, a técnica é conhecida pelos especialistas em beleza e consiste em retirar o produto da embalagem original para substituir por uma mais prática. Geralmente, sombra, blush e outros cosméticos em pó vêm em pequenos potes que são encaixados em embalagens plásticas e, por isso, removê-los pode ser uma boa forma de economizar espaço na nécessaire. Utilizando objetos afiados ou esquentando o fundo da embalagem, é possível retirar esses pequenos recipientes do plástico externo sem danificar o produto.
O depotting também ajuda a reduzir o espaço utilizado em casa para guardar a maquiagem e pode ser mais prático na hora de mesclar cosméticos de diferentes marcas. É possível, inclusive, criar novas cores!