Ter um terçol é algoincômodo. Quando as glândulas ao redor dos olhos são infectadas por uma bactéria, o local se torna sensível e apresenta vermelhidão. O nome correto do problema é hordéolo. Acontece quando as glândulas inflamadas são as zeiss ou mol, localizadas na região mais externa da pálpebra.
Quando a inflamação ocorre na glândula mais interna – na meibomius – , desenvolve um cisto não infeccioso e causa sintomas menos dolorosos, apesar de só ser retirado com cirurgia. Essas três glândulas são responsáveis pela produção da gordura que é incorporada à lágrima e impede que ela se evapore com facilidade dos olhos, mantendo-os hidratados.
Os principais sintomas do terçol são sensibilidade e dor na borda da pálpebra; surgimento de uma pequena área arredondada, dolorosa e inchada, com um pequeno ponto amarelo no centro; aumento da temperatura na região; e sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos.
A inflamação pode, ainda, virar o calázio, que tem a aparência de um terçol interno, mas é mais profunda e de tamanho maior. A principal diferença entre eles é que o calázio atinge glândulas mais profundas e, por isso, os sintomas iniciais podem ser mais intensos e durar mais tempo.
O estudante Pedro Henrique Homrich, 18, conta que sofreu muito com terçol na infância. “Meus olhos ficavam inchados e vermelhos, tive tantas vezes que, quando começava a doer, já sabia o que era”, afirma. Lembra que costumava fazer um tratamento caseiro indicado pela mãe: aquecia um anel de prata e colocava no terçol. Por mais que, segundo eles, as dores cessassem, foi só uma visita ao oftalmologista que resolveu, de fato, o problema. “Depois que procurei um especialista, ele me receitou um colírio específico e nunca mais tive o problema.”
Quando procurar o médico
Para identificar se o terçol está mais grave e procurar atendimento médico, é preciso ficar atento a sinais como se a inflamação se espalhou pelo rosto apresentando uma grande área vermelha, quente e dolorosa. Quando os olhos estiverem muito irritados, também convém procurar um especialista, bem como se a visão estiver diminuída ou houver uma lesão que não desaparece em sete dias.
Após avaliação, o médico poderá prescrever uma pomada ou colírio com antibiótico e, em alguns casos, é necessário usar antibiótico por via oral, como Cefalexina. Também há poucos casos mais graves em que pode ser necessária uma pequena cirurgia para drenagem do pus da lesão.
Causas
O terçol pode acontecer por alguns motivos
Infecção bacteriana: quando uma bactéria comum se aloja na glândula ou quando há mau funcionamento dessa parte do corpo. Qualquer problema na ação dessas estruturas pode causar acúmulo de substâncias e levar à inflamação.
Blefarite: essa doença causa uma inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e sua recorrência pode favorecer o surgimento do terçol
Excesso de oleosidade nos olhos: pessoas que produzem um sebo excessivo nessa região podem ter as glândulas sebáceas obstruídas.