O Natal de Estrela presenteia a natureza com uma decoração mais sustentável. Voluntários se reúnem, de segunda-feira a sexta-feira, no Centro Cultural, em frente ao fórum, para transformar materiais recicláveis em enfeites da data festiva mais importante do ano.
Os organizadores arrecadam garrafas PET de dois e três litros, além de lâmpadas brancas. A abertura do Natal em Estrela ocorre no dia 24 de novembro, com a Chegada do Papai Noel, no Parque Princesa do Vale.
Desde o início do mês, servidores do município e voluntários preparam os materiais no Barracão de Natal. Pelas mãos dos colaboradores, objetos como lâmpadas são transformados em pequenos bonecos de neve, que vão ornamentar as guirlandas para a avenida Rio Branco, principal acesso à cidade.
Uma das voluntárias é a aposentada Selma Cardoso dos Santos, 59. De quatro a cinco vezes por semana, ela dedica as tardes para confeccionar os adornos. É uma forma prazerosa de passar o tempo, em um ambiente amigável e ainda contribuir com a comunidade. “Eu ajudo a montar a estrelas e tudo que está ao meu alcance. Sempre gostei de mexer com essas coisas, e lá o trabalho rende”, comenta.
Natural de Estrela, a moradora do bairro Novo Paraíso costuma passar o Natal na cidade. Uma das alegrias é passear pelas ruas enfeitadas da cidade. “Eu amo. É muito lindo, um trabalho que não pode parar.”
Lustres e árvore de garrafas
O calçadão da rua Fernando Abott receberá lustres iluminados em duas quadras. Ao todo, serão 12, todos feitos com garrafas PET brancas. Em torno de cem unidades (de 1,5 a 3 litros) são necessárias para a confecção de cada lustre.
Uma árvore de Natal montada com cerca de 400 garrafas de vidro, todas com iluminação interna. Outra com pneus, assim como bonecos de neve com o mesmo material, também enfeitarão pontos da cidade. “É um Natal feito a muitas mãos, que além do poder público tem a participação de empresas, entidades e da comunidade”, reforça a primeira-dama Carine Schwingel.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br