Material reciclável vira peças para decorar cidade no Natal

Estrela - ação comunitária

Material reciclável vira peças para decorar cidade no Natal

Chegada do Papai Noel ocorre no dia 24 de novembro, no Parque Princesa do Vale

Material reciclável vira peças para decorar cidade no Natal
Estrela

O Natal de Estrela presenteia a natureza com uma decoração mais sustentável. Voluntários se reúnem, de segunda-feira a sexta-feira, no Centro Cultural, em frente ao fórum, para transformar materiais recicláveis em enfeites da data festiva mais importante do ano.

Os organizadores arrecadam garrafas PET de dois e três litros, além de lâmpadas brancas. A abertura do Natal em Estrela ocorre no dia 24 de novembro, com a Chegada do Papai Noel, no Parque Princesa do Vale.

Desde o início do mês, servidores do município e voluntários preparam os materiais no Barracão de Natal. Pelas mãos dos colaboradores, objetos como lâmpadas são transformados em pequenos bonecos de neve, que vão ornamentar as guirlandas para a avenida Rio Branco, principal acesso à cidade.

Uma das voluntárias é a aposentada Selma Cardoso dos Santos, 59. De quatro a cinco vezes por semana, ela dedica as tardes para confeccionar os adornos. É uma forma prazerosa de passar o tempo, em um ambiente amigável e ainda contribuir com a comunidade. “Eu ajudo a montar a estrelas e tudo que está ao meu alcance. Sempre gostei de mexer com essas coisas, e lá o trabalho rende”, comenta.

Natural de Estrela, a moradora do bairro Novo Paraíso costuma passar o Natal na cidade. Uma das alegrias é passear pelas ruas enfeitadas da cidade. “Eu amo. É muito lindo, um trabalho que não pode parar.”

Lustres e árvore de garrafas

O calçadão da rua Fernando Abott receberá lustres iluminados em duas quadras. Ao todo, serão 12, todos feitos com garrafas PET brancas. Em torno de cem unidades (de 1,5 a 3 litros) são necessárias para a confecção de cada lustre.

Uma árvore de Natal montada com cerca de 400 garrafas de vidro, todas com iluminação interna. Outra com pneus, assim como bonecos de neve com o mesmo material, também enfeitarão pontos da cidade. “É um Natal feito a muitas mãos, que além do poder público tem a participação de empresas, entidades e da comunidade”, reforça a primeira-dama Carine Schwingel.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais