Mesmo que ainda esteja em momentos decisivos da temporada, o Grêmio já iniciou o planejamento para 2018. Além das renovações com o atual elenco, como a do zagueiro Kannemann, o Tricolor também terá o retorno de dois jogadores.
O atacante Guilherme, do Botafogo, e o meia Lima, emprestado ao Ceará. Um lateral da base também deve subir ao grupo principal.
Guilherme é o caso de sucesso na estratégia gremista. Sem espaço no clube, foi emprestado ao Botafogo para ganhar rodagem, sem preço de compra fixado. O Botafogo iniciou contatos e tentou sua permanência, mas não pretende fazer um investimento do tamanho do pedido pelo Grêmio, de pelo menos R$ 4 milhões. Somado a isso, o fato de o atacante estar nos planos para 2018.
No Botafogo atua aberto pelo lado esquerdo, posição carente no atual grupo desde a saída de Pedro Rocha, vendido ao Spartak, da Rússia. Guilherme se tornou uma espécie de talismã no time. Entra em quase todos os jogos no segundo tempo para dar velocidade, geralmente pelo lado esquerdo. A partir de bom rendimento, passou a ganhar chances como titular.
Outro dos emprestados que ocupa aquela faixa de campo é Lima, no Ceará. O meia também será utilizado em 2018 e voltará ao Grêmio no fim do contrato. Tem quatro gols e quatro assistências em 18 partidas. Será também alternativa para o lado esquerdo. Antes do Ceará, ele passou um período no Mallorca, da Espanha.
Aproveitamento da base
Pinçados da base durante o ano, Patrick, Jean Pyerre e Dionathã serão efetivados no elenco principal e participarão da pré-temporada com o restante dos jogadores. O trio é aposta da diretoria para uma nova leva formada no Tricolor. Além deles, o lateral Guilherme Guedes também deve ser colocado no grupo. Nomes do sub-17, como Tetê, também são observados.
Renovações
Até agora, já renovaram contrato o volante Arthur, até 2021. O lateral-direito Léo Moura, até o fim de 2018, e o zagueiro Kannemann, até o fim de 2020.
Ainda conversam o lateral-esquerdo Cortez e o atacante Luan. Barrios e o técnico Renato Gaúcho iniciam as negociações em dezembro, depois do término da temporada.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br