“A união nos fortaleceu”

Notícia

“A união nos fortaleceu”

Aline Seck, 17, cursa o 2o ano do magistério no Instituto de Educação Estrela da Manhã (IEEM). Em setembro, liderou a comunidade escolar no concurso cultural do Cipave. O engajamento uniu o grupo, garantiu mais 260 mil votos ao vídeo…

“A união nos fortaleceu”

Aline Seck, 17, cursa o 2o ano do magistério no Instituto de Educação Estrela da Manhã (IEEM). Em setembro, liderou a comunidade escolar no concurso cultural do Cipave. O engajamento uniu o grupo, garantiu mais 260 mil votos ao vídeo e destacou a escola no cenário estadual.
• O concurso do Cipave foi episódio que mobilizou todos os estudantes. Foram mais de 260 mil votos. Venceram o concurso e deram um exemplo em engajamento. Como isso foi possível?
O concurso por si só foi um desafio. O mundo precisa mais disso, de desafios, são eles que movem pessoas determinadas. Acredito que nada é mais forte do que elas. Pessoas com esse espírito são capazes de mobilizar, instigar e criar coisas de uma forma extraordinária. Foi isso que fizemos, não desistimos, mesmo quando, por poucos momentos, poderia parecer que estávamos em segundo lugar.
• O concurso uniu mais a escola ou essa proximidade e carinho já existia entre o grupo? Houve fortalecimento?
O IEEEM tem sistema de internato e semi-internato, as aulas funcionam em turno integral, isso cria essa proximidade. O concurso foi um desafio que nos fortaleceu. Por meio dele, conhecemos e aproximamos diversas pessoas. Nós acreditamos que se todo e qualquer obstáculo fosse usado para isso teríamos um mundo melhor.
• O que vocês aprenderam e o que levam para a vida depois do concurso?
O concurso mostrou quanto somos fortes quando nos unimos. Tenho orgulho por fazer parte dessa rede de pessoas que se mobilizaram. Essa união foi a principal mensagem que o concurso nos deixou.
• Em algum momento tiveram medo devido à amplitude que a internet proporciona? Como foi?
Em momento algum. De início, não imaginamos que o vídeo repercutia tanto. Quando vimos a amplitude que tomou, nos impressionamos. Mas em momento algum tivemos medo. Na verdade, o sentimento que nos definiu durante a votação e nos define ainda hoje se chama gratidão.
• O que o Grêmio Estudantil Estrela da Manhã (GEEM) e o IEEM representam para você?
Eu, assim como os outros alunos, passamos a maior parte do tempo na escola, isso faz com que, junto com os professores e funcionários, formemos uma segunda família. O GEEM é uma das representações dessa família, me sinto muito feliz por liderar esse grupo, isso simboliza a confiança dos demais alunos em mim.
• O que aprendeu depois que entrou para o GEEM?
Sempre gostei de escutar a opinião das pessoas à minha volta. Com o GEEM, aprendi a verdadeira importância disso. Escutar opiniões, analisá-las e, a partir disso, criar.

Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais