Projeto assinado por representantes de cinco partidos busca regulamentar a instalação das chamadas “lombofaixas” em frente às escolas. O objetivo é diminuir a incidência de atropelamentos nesses locais. Departamento de Trânsito foi avisado sobre a proposta do Legislativo e não vê empecilhos para implantar a medida.
A proposta foi apresentada pelos vereadores Carlos Ranzi (PMDB), Marcos Schefer (PMDB), Eder Spohr (PMDB), Neca Dalmoro (PDT), Ildo Salvi (REDE), Nilson do Arte (PT), Waldir Blau (PMDB) e Ernani Teixeira (PTB).
O projeto é simples. O parágrafo único se refere como “lombofaixas” à faixa de pedestres instalada em via pública, “no mesmo nível da calçada adjacente em material próprio para o trafego de veículos, com revestimento diferenciado e cores contrastantes para melhor visualização do motorista”.

Dispositivos também serão instalados em frente às escolas estaduais do município, conforme a necessidade
Conforme a matéria, a sinalização deverá ser feita nos termos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Um dos autores da matéria, Ranzi justifica que os novos conceitos de mobilidade urbana valorizam o pedestre como principal agente no circuito da cidade. “A importância das lombofaixas em frente às escolas é ainda maior, pois por ali transitam muitas crianças diariamente”, comenta o parlamentar.
Na mensagem justificativa da proposta, os vereadores citam que as lombofaixas “constituem-se em uma maneira eficiente de se garantir ao pedestre exclusividade de passagem em vias de grande circulação de veículos, e assemelham-se a lombadas, porém, são mais largas e têm altura igual à da calçada e também podem conter a velocidade dos veículos, proporcionando assim uma travessia mais segura ao pedestre.”
Por fim, os parlamentares ressaltam que, devido à faixa elevada ficar na mesma altura da calçada, “torna a “lombofaixa” acessível à passagem das pessoas com mobilidade reduzida”, com “o intuito proporcionar maior segurança e acessibilidade aos pedestres, notadamente aos alunos, pais, funcionários das escolas.”
“Colocaremos de qualquer forma”
De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Carlos Kayser, o projeto não chegou a passar pelo setor, entretanto, ele já tem conhecimento da proposta. “Nós iremos de qualquer forma colocar faixas elevadas nas creches e escolas”, garante o agente público. Para tal, o governo pretende oficializar a contratação de um engenheiro de tráfego.
Kayser também prevê a instalação dos dispositivos em frente às escolas estaduais e, se necessário, em outras instituições de ensino onde haja aglomeração de crianças e estudantes. “Poderá se feito em estaduais, dependendo da localização e da necessidade. Algumas já possuem quebra-mola”, informa o diretor.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br