Iniciativa propaga a conscientização

Teutônia

Iniciativa propaga a conscientização

Com propósito de sensibilizar a população, ação de cunho socioambiental está na oitava edição

Iniciativa propaga a conscientização
Teutônia

A coleta de resíduos às margens do Arroio Boa Vista ocorre neste sábado, 28, em quatro localidades de Teutônia. A atividade é realizada pela unidade da Parceiros Voluntários no município, com o objetivo de preservar o ambiente e conscientizar a população sobre a correta destinação do lixo. Denominada Revive Boa Vista, a ação está em sua oitava edição. O evento estava previsto para o sábado passado, mas foi adiado em razão do mau tempo.

As coletas ocorrem nas margens próximas às sedes da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, à Associação dos Funcionários da Elegê Alimentos, à Estrada da Várzea, na divisa entre os bairros Languiru e Teutônia, e no Parque Poliesportivo do bairro Canabarro.

Dezenas de voluntários são aguardados pelos organizadores. Haverá distribuição de camisetas do Revive Boa Vista para os cem primeiros inscritos.

As atividades iniciam às 8h, com recepção dos voluntários na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), onde as equipes serão organizadas. Às 8h30min, será visitado o Aterro Sanitário de Teutônia. A coleta dos resíduos nas quatro margens começa às 9h45min. O reencontro das equipes ocorre às 11h15min, na sede da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru. O encerramento será por volta de 11h30min.

Conforme a coordenadora da unidade de Teutônia da Parceiros Voluntários, Tatiani Camila Ballus, a ação tem propósito socioambiental. “Todo o ano a gente tenta pensar em diferentes ações para conscientizar a população a colaborar com o nosso ambiente”, afirma.

08_AHORA

Ela comenta que, embora a ação de sábado seja a principal, várias outras atividades realizadas ao longo do ano também integram o Revive Boa Vista. Recebimento de lixo eletrônico, recolhimento de medicamentos vencidos e ações de conscientização junto à comunidade são alguns exemplos.

Para o biólogo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Leonardo João Crestane, a principal contribuição da ação está em sensibilizar a população sobre os problemas ambientais gerados pelo descarte incorreto de lixo. “Além da coleta em si de resíduos que tiveram destinação inadequada e foram parar nas margens do arroio, a importância do Revive Boa Vista está na visibilidade disso perante a sociedade”, destaca.

O Arroio Boa Vista integra a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.Perpassa municípios como Teutônia, Estrela, Westfália e Poço das Antas. Recebe cargas poluentes de diversos arroios e riachos da região, antes de desaguar no Rio Taquari.

A ação Revive Boa Vista conta com o apoio da administração municipal e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led.

Acompanhe
nossas
redes sociais