O concurso cultural do programa Vida + Viva sem Álcool chegou ao fim ontem. Os destaques foram premiados após apresentação na Univates. Mais do que enaltecer os resultados, o importante é disseminar os ensinamentos da iniciativa para os estudantes.
Por meio do trabalho de voluntários e de integrantes de organizações públicas e não governamentais, se propagam valores e informações para criar nos adolescentes e nas crianças um sentimento de respeito à vida.
Estudos comprovam que o consumo precoce de álcool e outras drogas interfere em diversos aspectos no desenvolvimento do jovem. Representa uma elevação nos riscos para contrair dependência química. Trabalhar a consciência desse indivíduo é fundamental para ajudar nas escolhas.
Nesse aspecto, o Vida+Viva cumpre um papel relevante em levar essas temáticas para esse grupo tão heterogêneo. Os adolescentes vivem em circunstâncias e necessidades diferentes. Essa fase é especial para formação da identidade e da afirmação da autonomia do indivíduo. As experiências nesse período da vida repercutem de forma direta na fase adulta. Proteger o jovem é salvaguardar o futuro.
[bloco 1]
Por meio das atividades do programa, abrem-se possibilidades reais para uma nova sociedade. Desde que foi criado, o Vida+Viva conseguiu avanços importantes. Trouxe informações sobre o consumo de álcool entre menores de idade. Inclusive resultou em uma lei municipal para punir estabelecimentos comerciais que vendem bebidas para adolescentes.
O programa avança e mostra uma capacidade importante em verificar quais áreas precisam ser trabalhadas. Também rompe paradigmas. Por meio do estudo promovido pela iniciativa, se comprovou que a primeira droga a qual o jovem está exposto é o álcool, substância presente dentro de casa.
A informação serve de alerta. Os momentos de confraternização entre a família, em que o menor compartilha, representam a primeira experiência. Ver o pai ou a mãe consumindo bebidas alcoólicas tem efeito no subconsciente do menor. Estabelece uma ideia de que esse hábito é normal e, para ele ser aceito, precisa beber.
Desse modo, o programa traz para a comunidade uma reflexão necessária: proteger o jovem é salvaguardar o futuro.
Editorial
Em defesa da vida
O concurso cultural do programa Vida + Viva sem Álcool chegou ao fim ontem. Os destaques foram premiados após apresentação na Univates. Mais do que enaltecer os resultados, o importante é disseminar os ensinamentos da iniciativa para os estudantes. Por…