Os moradores enfrentam problemas devido a atrasos na entrega de correspondências. Após a greve dos servidores, em setembro, as dificuldades voltaram a atormentar a população.
Moradora do bairro Florestal, a funcionária pública Alessandra Casanova, 32, recebeu nessa segunda-feira, 23, as contas com vencimento marcados para os dias 8 e 10. “O boleto para pagar o aluguel chegou com 20 dias de atraso, assim como a fatura do cartão de crédito.”
De acordo com Alessandra, as duas contas são as que representam prejuízo, devido à incidência de juros por atraso. No caso do aluguel, o acréscimo para pagamento fora do prazo chega a 10%.
“Tive que contatar bancos e a imobiliária para conseguir as segundas vias das faturas.” Segundo ela, a necessidade trouxe um novo transtorno, uma vez que os serviços só estão disponíveis durante o horário em que trabalha.
Morador do Loteamento Verdes Vales, o vendedor autônomo Paulo Henrique Rossito, 32, diz que raramente recebe as correspondências no prazo. “Desde que vim para cá, foram três ou quatro meses de entregas no tempo certo, em quatro anos.”
Funcionária do setor administrativo de uma empresa de representação comercial, Júlia Rosa, 24, relata problemas também com o envio de correspondências. “Enviamos materiais para clientes faz mais de 20 dias, mas nenhum deles recebeu.”
Segundo ela, a situação prejudica a própria imagem da empresa. Moradora do bairro Universitário, afirma que os boletos deste mês chegaram todos com atraso. Para não depender das entregas dos Correios, Júlia adotou o hábito de imprimir todas as contas e boletos pela internet.
Entrega normalizada
Os Correios afirmam que a entrega está normalizada em Lajeado. Conforme a empresa, o trabalho do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) da cidade chegou a ser afetado pela paralisação encerrada no dia 6.
“A empresa tomou medidas como a realização de horas extras e o deslocamento de empregados de outros municípios para agilizar a triagem e a entrega de objetos postais em Lajeado”, diz a nota. De acordo com a estatal, no fim de semana, um novo mutirão foi feito para colocar as entregas em dia.
“Ressaltamos, ainda, que não há registros de situações específicas nos bairros Universitário, Florestal, Moinhos e São Cristóvão, mas problemas pontuais podem acontecer por diferentes motivos.”
Conforme a empresa, a população pode esclarecer dúvidas ou registrar reclamações por meio do Fale com os Correios, no www.correios.com.br. Também está disponível a Central de Atendimento aos Clientes dos Correios, pelo 0800 725 0100.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br