Cinco vagas de estacionamento disponibilizadas no lado direito da av. Benjamin Constant, no sentido do bairro Florestal ao centro, serão extintas em dezembro. A informação foi confirmada pelo Departamento de Trânsito para evitar engarrafamentos. Outras mudanças estão previstas para a mesma avenida.
De acordo com o diretor de Trânsito, Carlos Kayser, as cinco vagas localizadas na quadra entre a Travessa da Paz e a av. Sete de Setembro eram reivindicações de comerciantes próximos ao trecho. Entretanto, as recorrentes reclamações por parte de motoristas forçaram o departamento a rever o pequeno trecho liberado para estacionamento.
Kayser também anuncia outras mudanças naquela avenida, também no bairro Florestal. A primeira será a construção de uma rótula no entroncamento com a rua Barão do Cerro Largo, em frente a um posto de combustível. “Vamos fazer a rótula próximo à esquina com essa rua”, informa o agente público.
Além dessas alterações, o governo também analisa a possibilidade de extinguir outras vagas de estacionamento na avenida. Um dos possíveis pontos fica próximo à esquina com a rua Natalício Heineck, no sentido centro-bairro, em um trecho hoje em pista única.
Prolongamento até Conventos
As mudanças no trecho da av. Benjamin Constant no bairro Florestal são feitas de acordo com a previsão de, até o fim deste ano, terminar as obras de prolongamento da avenida até o bairro Conventos, mais precisamente até a esquina com a av. Carlos Kronhardt.
Com essa nova ligação segura entre o centro e os bairros Conventos e Bom Pastor, a expectativa do departamento é de que o fluxo de veículos na av. Benjamin Constant possa, em determinados horários, dobrar em relação aos índices atuais. Isso porque os motoristas terão uma alternativa segura à BR-386.
Esse empreendimento está entre as obras do PAC denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposto superfaturamento. Os serviços foram retomados em agosto de 2017, e estão 40% concluídos. Hoje, são realizados, entre outros, trabalhos de aterramento do canteiro central, calçadas, base para posterior pavimentação asfáltica e sinalização.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br