Cerca de 500 pessoas participaram da 7ª Rústica de Fazenda Vilanova nesse domingo, 22. O percurso de seis quilômetros da prova da categoria adulto foi vencido por Juliano Cardoso Kommer, no masculino, e Patrícia Brum Betat, no feminino. A competição também incluiu as categorias infantil, de 8 a 16 anos, em trajeto de dois quilômetros, e fraldinha, de 3 a 7, em distância de cem metros.
O evento, promovido pelo Executivo, faz parte das festividades do 22º aniversário do município. Consistiu em um corrida de rua simples, sem controle de chip, na área central da cidade.
Os cinco primeiros colocados de cada naipe (subcategorias divididas por faixas etárias) receberanm troféus. Todos os participantes ganharam medalhas. Não houve taxa de inscrição, apenas a doação de um quilo de alimento.
Realizada desde 2011, a rústica cresce a cada ano em número de inscritos e categorias. “Nós temos o único objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas”, afirma o organizador Daniel Augusto Sehn, professor de Educação Física da rede municipal. Segundo ele, o preenchimento de todas as inscrições disponíveis já representava o sucesso do evento antes mesmo do início da prova.
Para todas as idades
Isabela Lautert, 6, de Taquari, correu na prova de 100 m categoria fraldinha. Acompanhada do pai e do irmão mais velho, que também competiram, ela destaca que o importante é participar. “Meu pai gosta e incentivou a gente a correr”, comenta.
A mãe Débora sempre estimula os filhos a ter hábitos saudáveis. Segundo ela, a integração familiar que o evento proporciona também é importante. “Em toda a correria do trabalho no dia a dia, é um momento nosso, de a gente poder ter um momento saudável e de união de família”, considera a professora de hidroginástica.
Com 78 anos, José Feliciano A. Machado veio de Campo Bom. O aposentado corre faz 22 anos para manter a saúde. “Eu já fiz cirurgia de coração, troquei válvula, e já estou correndo minha sexta prova depois da cirurgia”, revela. “Já corri muitas provas com geada, com muita chuva, e estamos aí”, comenta.
Aos mais jovens, Machado deixa um recado. “Vamos botar um calção, um tênis e vamos pra rua correr, adquirir saúde, porque eu, se não tivesse a saúde que tenho correndo, não sei se estaria aqui hoje”, aconselha. Para ele, a corrida significa amizade, saúde e experiência de vida.
Vencedor em grande fase
Com 19 minutos e 38 segundos, o teutoniense Juliano Cardoso Kommer, 25, residente em Santa Cruz do Sul, venceu a competição pela terceira vez (2014, 2016 e 2017), além de ter ficado em segundo nas outras duas vezes participações. “É uma corrida muito legal, muito bem organizada, até por não ser cobrada a inscrição e que envolve toda a comunidade. É um lazer de vida para muitos, e para outros, é alto rendimento”, destaca o atleta.
Com seis vitórias consecutivas em menos de dois meses (Lajeado, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Gramado e Fazenda Vilanova), acredita estar em uma das melhores fases.
Vinculado à Associação Medalha de Ouro (AMO), o corredor promete treinar e se dedicar ao máximo para estar entre os melhores do RS e do país. “Quem sabe também, em 2020, ter uma vaga na Olimpíada de Tóquio. É um grande sonho, não custa. Falta bastante tempo e muita coisa pode acontecer até lá”, revela.
Resultados
Feminino
1º lugar: Patrícia Brum Beat
2º lugar: Franciele Terres
3º lugar: Camila Backes
Masculino
1º lugar: Juliano Kommer
2º lugar: Patrike Sulzbach
3º lugar: Richer Oliveira
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br