O Grêmio disputa amanhã a semifinal da Copa Libertadores da América. No Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, Equador, os tricolores buscam a conquista do tri da América. Na arquibancada, centenas de torcedores prestigiam a equipe.
Entre eles, Everson Sérgio Kerbes, de Arroio do Meio. O engenheiro civil não mede esforços para acompanhar o Tricolor. De Arroio do Meio até o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, de onde viaja a Guayaquil, com escala em Lima, no Peru, serão seis mil quilômetros.
Segundo Kerbes, será a viagem mais longa já feita para acompanhar o Tricolor. Pela Libertadores, ele já prestigiou até final fora de casa. Em 2007, viajou a Buenos Aires, onde o Grêmio perdeu a partida de ida das finais para o Boca Juniors por 3 a 0.
Kerbes conta que a paixão pelo Tricolor vem de berço. “Temos um histórico familiar 100% Grêmio, já fui vice-cônsul em Arroio do Meio e meu pai foi conselheiro na última gestão. Meus pais foram até Tóquio assistir a Grêmio x Ajax pelo Mundial de 1995,” complementa.
Questionado sobre a partida mais marcante que já assistiu, Kerbes não tem dúvida. “A final do Campeonato Brasileiro de 1996 no Olímpico, Grêmio 2 a 0 Portuguesa”. Com a vitória, o time conquistou o bicampeonato.
Sobre o jogo de amanhã, Kerbes tem seu palpite. “Sonho com o placar de 2 a 1 para o Grêmio”. Com o Tricolor classificado, estará nas duas partidas da final e irá a Abu Dhabi, adianta.
Equipe chega ao Equador
O Grêmio está em Guayaquil. A delegação chegou ontem, após um voo de sete horas. O Tricolor saiu poucas horas após a derrota para o Palmeiras, com os reservas em recuperação física.
Por isso, os torcedores que viajaram no mesmo voo da delegação receberam um documento com orientações. Elas continham a programação em solo equatoriano e os pedidos para evitar incômodo aos jogadores. Cerca de 90 conselheiros e 85 torcedores regulares viajaram com a delegação.
Até a disposição dos lugares dos atletas no voo foi observada. Luan e Michel, que voltaram depois de lesões musculares, ficaram sozinhos nos assentos. Barrios e Jael, pela questão da altura, também.
Para o duelo, Renato contará com os retornos de Luan e Michel. Ambos estiveram em campo na Arena no domingo. O volante, inclusive, balançou as redes e deve voltar ao time titular para a decisão. A presença do camisa 5, porém, não é confirmada. Isso porque ele fez apenas uma partida após a artroscopia no joelho esquerdo. Se não atuar, Jailson será o escolhido. Renato trabalhou a equipe titular em um treino na manhã de domingo, no CT Luiz Carvalho. No Equador, o Tricolor fará dois trabalhos. O último ocorre hoje à tarde.