A Cooperativa Agroindustrial São Jacó realiza, a partir desta sexta-feira, 27, a 1ª ExpoCooperagri. Palestras técnicas, feira de produtos e serviços, exposição e julgamento de animais, entre outras atividades, integram a programação, que se estende até domingo, 29. Com entrada gratuita, são aguardadas cerca de duas mil pessoas, incluindo produtores, estudantes, empresários e políticos da região. O evento contará com 40 expositores.
A atividades iniciam na sexta-feira, a partir das 19h30min, com a palestra sobre como preparar terneiras para alta produtividade, proferida pelo médico- veterinário César Aleixo, de São Paulo. A abertura contará com entrada e jantar gratuitos, mediante inscrição prévia que pode ser feita até quinta-feira, 26, em cooperagri.com.br ou pelo 3762-6447.
O sábado terá visita aos estande, das 9h às 21h; solenidade de abertura, às 10h; exposição técnica da Emater e do Colégio Teutônia, às 10h30min; e almoço festivo, às 11h30min. A partir das 14h30min, ocorre o julgamento de animais. No domingo, o período de visitação ocorre das 9h e às 16h. A partir das 14h, haverá show da banda Êgo e Serginho.
“Nosso objetivo é promover a Cooperagri, divulgando o trabalho que já desenvolvemos nestes dez anos de trajetória”, afirma o vice-presidente da entidade, Jonas Müller.
Com 311 associados, a cooperativa trabalha na produção de rações e revenda de produtos para nutrição animal, insumos agrícolas, adubos, sementes e fertilizantes, além de prestar serviços de assistência técnica e de recebimento, secagem e armazenagem de sementes de milho e soja.
Integrante da comissão organizadora da 1ª ExpoCooperagri, a médica-veterinária Cristiana Baruel Terra, responsável técnica da cooperativa, destaca a parceria com a Emater, por meio das unidades do Vale do Taquari e de Teutônia, para a realização do evento. Para ela, a feira consiste em uma “oportunidade de congregação para fornecedores e produtores, estreitando os laços entre os sócios e os cooperados”.
Fundada em 3 de novembro de 2007, a cooperativa se formou com 24 produtores da Linha São Jacó. Antes, a entidade funcionava como Associação e Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Apsat), fundada em 13 de julho de 1989.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br