Projeto forma empreendedores

CHOCOLATE EM TUBO

Projeto forma empreendedores

Alunos do Colégio Madre Bárbara fabricam chocolate para Mostra Científico Pedagógica

Projeto forma empreendedores

Cinco alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara decidiram inovar com um produto para a Mostra Científico Pedagógica a ser realizada em 17 de novembro na escola. Eles criaram o chocolate em tubos.
O grupo buscou fazer o trabalho sobre empreendedorismo jovem e foi em uma viagem de lazer para Santa Catarina que todos juntos escolheram o chocolate como produto. Arthur Corbellini, Bento Gabriel Koefender, Caetano Lopes, Giovane Cardoso e Theodoro Mello são os estudantes empreendedores. Eles criam o Chocolat Pipe, que em português significa Chocolate em Tubo.

“A ideia era vender algo e pensamos em docinhos. Todos gostaram, mas para não ser tão normal pesquisamos na internet e surgiu fazer um chocolate em tubo”, conta o estudante Arthur Corbellini, 11. Segundo ele, o grupo pediu ajuda na montagem das embalagens para uma amiga de sua mãe, Amanda Splender, que trabalha na área de marketing.
Assim surgiu as bisnagas de brigadeiro e branquinho junto com o espírito empreendedor dos garotos. A inauguração simbólica da empresa ocorreu esta semana. Houve a participação da diretora Maria Elena Jacques, que auxiliou no corte da fita de lançamento, a coordenadora de curso Regiane Pretto, a orientadora educacional Odete Spessatto e a irmã Anita Dal Piva.

Estudantes empreendedores fabricaram bisnagas de chocolate

Estudantes empreendedores fabricaram bisnagas de chocolate

Após o lançamento oficial da marca, os alunos comercializaram os 200 chocolates em tubo produzidos ao valor de R$ 3 cada. Arthur destaca que para definirem os sabores da produção realizaram uma pesquisa de mercado com algumas turmas do colégio e no resultado a preferência foi pelos dois.

A validade das bisnagas vai até o início de novembro e o jovem salienta que é possível colocar na geladeira para ficar mais consistente. O aluno afirma que com certeza, após essa inovação, ao menos um do grupo seguirá na carreira do empreendedorismo. “É muito legal e divertido. Vamos fazer uma enquete na segunda-feira para ver se todos gostaram, mas para as pessoas que eu perguntei todos elogiaram a embalagem e disseram que estava muito bom”, comenta Arthur.

A importância na formação
A orientadora do projeto e professora de Matemática, Eliana Scherer, destaca que a pesquisa dos jovens leva como tema o “Empreendedorismo: desvendando o segredo do sucesso”. Antes da concretização do negócio, eles identificaram a oportunidade de mercado, definiram o tipo, o nome, os produtos, os serviços, os fornecedores, as parcerias, os clientes, o local de funcionamento, os recursos necessários e as ações de marketing para divulgação do negócio.

[bloco 1]

“Os alunos colocaram em prática os seus conhecimentos, tornando o trabalho significativo e enriquecedor. Foi muito gratificante ver o encantamento deles”, diz. Segundo ela, para o sucesso do negócio, foram essenciais o trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, criatividade, iniciativa, inovação, leitura, orientações, pesquisa e planejamento.

Quanto mais cedo, melhor
Para o professor da Univates, Sandro Faleiro, quanto mais cedo despertar o interesse das crianças e jovens pela questão do empreendedorismo, melhor. Segundo ele, o empreendedorismo como filosofia é um processo coletivo que visa solucionar questões de modo conjunto pensando também em uma sociedade melhor.
Conforme o gerente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Antônio Juarez da Silva, iniciativas assim são elogiáveis. “É necessário, além do currículo escolar, desenvolver iniciativas de aproximação com o meio empresarial para os jovens terem sua visão de mundo aberta para a visão empreendedora”, comenta.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais