Cinco alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara decidiram inovar com um produto para a Mostra Científico Pedagógica a ser realizada em 17 de novembro na escola. Eles criaram o chocolate em tubos.
O grupo buscou fazer o trabalho sobre empreendedorismo jovem e foi em uma viagem de lazer para Santa Catarina que todos juntos escolheram o chocolate como produto. Arthur Corbellini, Bento Gabriel Koefender, Caetano Lopes, Giovane Cardoso e Theodoro Mello são os estudantes empreendedores. Eles criam o Chocolat Pipe, que em português significa Chocolate em Tubo.
“A ideia era vender algo e pensamos em docinhos. Todos gostaram, mas para não ser tão normal pesquisamos na internet e surgiu fazer um chocolate em tubo”, conta o estudante Arthur Corbellini, 11. Segundo ele, o grupo pediu ajuda na montagem das embalagens para uma amiga de sua mãe, Amanda Splender, que trabalha na área de marketing.
Assim surgiu as bisnagas de brigadeiro e branquinho junto com o espírito empreendedor dos garotos. A inauguração simbólica da empresa ocorreu esta semana. Houve a participação da diretora Maria Elena Jacques, que auxiliou no corte da fita de lançamento, a coordenadora de curso Regiane Pretto, a orientadora educacional Odete Spessatto e a irmã Anita Dal Piva.
Após o lançamento oficial da marca, os alunos comercializaram os 200 chocolates em tubo produzidos ao valor de R$ 3 cada. Arthur destaca que para definirem os sabores da produção realizaram uma pesquisa de mercado com algumas turmas do colégio e no resultado a preferência foi pelos dois.
A validade das bisnagas vai até o início de novembro e o jovem salienta que é possível colocar na geladeira para ficar mais consistente. O aluno afirma que com certeza, após essa inovação, ao menos um do grupo seguirá na carreira do empreendedorismo. “É muito legal e divertido. Vamos fazer uma enquete na segunda-feira para ver se todos gostaram, mas para as pessoas que eu perguntei todos elogiaram a embalagem e disseram que estava muito bom”, comenta Arthur.
A importância na formação
A orientadora do projeto e professora de Matemática, Eliana Scherer, destaca que a pesquisa dos jovens leva como tema o “Empreendedorismo: desvendando o segredo do sucesso”. Antes da concretização do negócio, eles identificaram a oportunidade de mercado, definiram o tipo, o nome, os produtos, os serviços, os fornecedores, as parcerias, os clientes, o local de funcionamento, os recursos necessários e as ações de marketing para divulgação do negócio.
[bloco 1]
“Os alunos colocaram em prática os seus conhecimentos, tornando o trabalho significativo e enriquecedor. Foi muito gratificante ver o encantamento deles”, diz. Segundo ela, para o sucesso do negócio, foram essenciais o trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, criatividade, iniciativa, inovação, leitura, orientações, pesquisa e planejamento.
Quanto mais cedo, melhor
Para o professor da Univates, Sandro Faleiro, quanto mais cedo despertar o interesse das crianças e jovens pela questão do empreendedorismo, melhor. Segundo ele, o empreendedorismo como filosofia é um processo coletivo que visa solucionar questões de modo conjunto pensando também em uma sociedade melhor.
Conforme o gerente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Antônio Juarez da Silva, iniciativas assim são elogiáveis. “É necessário, além do currículo escolar, desenvolver iniciativas de aproximação com o meio empresarial para os jovens terem sua visão de mundo aberta para a visão empreendedora”, comenta.