Ao que tudo indica, Guto Ferreira pode ter dois importantes reforços para sábado diante do Criciúma, pela 31ª rodada da Série B. Em fase final de recuperação, Leandro Damião e Rodrigo Dourado estiveram no treino de reapresentação do grupo colorado, ontem à tarde, no CT Parque Gigante.
O volante está fora desde o dia 5 devido a um desconforto no adutor da coxa esquerda. A previsão era de que Dourado poderia ficar fora do jogo em Santa Catarina também, mas a rápida recuperação pode antecipar seu retorno.
Já o centroavante trabalhou toda semana separado do grupo e sequer viajou a Varginha, onde o Inter empatou em 0 a 0 com o Boa Esporte. Como não apresentou mais dores, deve atuar no fim de semana.
Além dos dois, Guto Ferreira contará com as voltas de Eduardo Sasha e Edenílson, suspensos na 30ª rodada. O desfalque fica por conta de Cláudio Winck, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
Aproveitamento sobe com Damião
O fim da fase de instabilidade do Inter no Campeonato Brasileiro da Série B está ligado com a entrada de Leandro Damião na equipe. Desde que assumiu a função de marcar gols e brigar com os zagueiros dentro da área, o Colorado venceu dez jogos e perdeu dois. A equipe tem 83% de aproveitamento com ele em campo, contra 64,4% da campanha do time em todos os 30 jogos da Série B.
Desde o dia 1º de agosto, quando entrou no time, os comandados de Guto Ferreira fizeram 24 gols, seis deles anotados pelo centroavante. Damião é um dos fatores que fizeram o Inter sair da segunda colocação com 30 pontos, e 3 a mais que o então sétimo colocado Londrina, para assumir o topo da tabela e abrir 8 para o Vila Nova, quinto colocado com 50.
A contratação do atleta foi comemorada pelas características de combatividade e por segurar a bola e esperar o time chegar ao ataque. Sem um jogador parecido no grupo, Guto Ferreira torce para contar com o Damião contra o Criciúma.
O Internacional enfrenta o Criciúma no sábado, às 16h30min, no Estádio Heriberto Hülse. Os comandados de Guto Ferreira lideram o Brasileirão da segunda divisão com 58 pontos, 3 a mais que o América e a 8 do primeiro fora da zona de classificação para a Série A.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br