Cinco cooperativas escolares serão fundadas esta semana. Assembleias nas instituições ocorrem hoje e amanhã e marcam a criação das associações. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Sicredi Ouro Branco e a Secretaria de Educação (Smed). As cooperativas foram desenvolvidas em formações realizadas desde março.
Cerca de 40 alunos de quatro escolas municipais (Arnaldo José Diel, Cônego Sereno Hugo Wolkmer, Pedro Jorge Schmidt e Leo Joas), dos colégios particulares Santo Antônio e Martin Luther e do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciaram a proposta dividida em sete etapas.
O programa Cooperativas Escolares propõe a criação de associações de estudantes. Os espaços têm a finalidade de incentivar o desenvolvimento de atividades econômicas, sociais e culturais em benefício aos associados.
A iniciativa pretende trabalhar a formação de futuros líderes, gestores e empreendedores. As atividades serão desenvolvidas por meio da vivência de princípios do cooperativismo, participação de projetos, oficinas e trabalhos voltados como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras.
A adesão das escolas é voluntária. As cooperativas são formadas somente por alunos. Eles têm suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento e um professor orientador. O RS tem mais de 85 cooperativas escolares.
Fundação das cooperativas escolares de Estrela
Hoje, dia 18
7h30min – Colégio Martin Luther (Coopeluther)
10h – Colégio Santo Antônio (CSA Cooper)
13h30min – Escola Arnaldo José Diel – Linha Lenz (Cooperdiel)
Amanhã, dia 19
9h – Escola Pedro Jorge Schmidt – Distrito da Delfina (Coopej)
14h – Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer – Bairro Auxiliadora (Coopstar)