A 12ª Feira do Livro do município foi inaugurada ontem, no Parque do Imigrante. Cerca de 200 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura, que reuniu escritores, livreiros, além de pais e alunos de escolas da cidade.
Jean Pier Sieben, 36, trouxe o filho Fernando, de 3 anos, para conhecer um pouco mais sobre o universo da leitura. Segundo Sieben, a intenção é fazer com que o menino desenvolva a mesma paixão pelos livros que ele criou desde pequeno.
“Mesmo que ainda não saiba ler, é importante se habituar em ouvir histórias e a manusear os livros para criar esse gosto”, aponta. Para ele, quanto mais cedo as crianças se acostumarem com a leitura, melhor serão os resultados no futuro.
O casal Tatiana Diedrich, 34, e Jeanderson Krohn, 36, trouxeram a filha Lana, de 3 anos, pelo segundo ano consecutivo. Conforme Tatiana, apesar da pouca idade, a menina adora ouvir histórias e manusear livros, em um processo que antecede o aprendizado da leitura.

Jean Sieben, 36, estimula o filho Fernando, de 3 anos, a desenvolver o mesmo gosto pelos livros que ele adquiriu quando pequeno
Para a mãe, o hábito da leitura está cada vez mais presente no cotidiano das novas gerações, e este incentivo fará a diferença no desenvolvimento das crianças. Pai e filho, Márcio S. Caye e Gabriel M. Caye, 11, concordam com a afirmação.
“Eu trago o Gabriel desde os 3 anos de idade em todas as feiras, e desde lá já publicamos três livros juntos”, ressalta. Segundo ele, a participação no evento é fundamental para prestigiar uma iniciativa em prol da cultura na cidade.
Para Gabriel, integrar mais uma feira do livro é uma atividade divertida. Segundo o estudante, a leitura é hoje uma das atividades mais populares da sua turma de amigos e colegas de escola. “Praticamente todos entendem a importância de ler e conhecer novas histórias.”
A programação da Feira do Livro segue até este domingo, dia 22. O evento é realizado pela Prefeitura de Lajeado e SESC-RS, com apoio apoio da Univates e da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), e patrocínio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Deolí Gräeff, da Alivat, Betina Durayski, do Sesc, Nara Knaack, patrona, prefeito Marcelo Caumo e o casal homenageado, Werner e Gisela Schinke
Força feminina
A abertura do evento foi proferida pela patrona da edição, a escritora Nara Knaack. Em seu discurso, Nara fez alusão ao tema da feira: “Com a palavra, a mulher!”. Para a escritora, a força feminina é incalculável. “Somos muito participativas na construção de um mundo melhor.”
Hoje, a escritora comanda três encontros, o primeiro deles, na parte da manhã, com alunos do Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental. Segundo ela, a intenção é mostrar aos estudantes as viagens que a leitura é capaz de nos proporcionar.
Ela abordará a importância da leitura e o valor da literatura. “Quero mostrar as viagens inesquecíveis que podemos fazer por meio dos livros”, aponta. À tarde, apresentará histórias lúdicas para crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Programação de hoje
Exposição e comercialização de livros, das 8h30min às 21h
Atividades paralelas
8h30min – Encontro com a patrona Nara Knaack – Pavilhão 3 (Anos Finais e Ensino Médio)
8h30min – Hora do Conto – Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
9h – Hora do Conto– Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
9h30min – Hora do Conto– Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
10h – Hora do Conto– Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
10h – Encontro com a patrona Nara Knaack – Pavilhão 3 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
10h30min – Hora do Conto– Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
14h – Encontro com a patrona Nara Knaack – Pavilhão 3 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
14h – Oficina “Os sombras”, com a professora Silvane F. Isse, da Univates – Pavilhão 2 (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio)
15h – Hora do Conto – Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
15h30min – Hora do Conto– Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
15h30min – CineSesc – Pavilhão 3
16h – Hora do Conto – Pavilhão 4 (Educação Infantil e Anos Iniciais)
19h – Lançamento de Livros e Colóquio Literário da Alivat, com a participação da escritora Letícia Wierzchowski – Pavilhão 2
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br