“A migração já está ocorrendo”, diz Cyrne sobre EAD

Vale do Taquari

“A migração já está ocorrendo”, diz Cyrne sobre EAD

Para vice-reitor, ingresso no ensino a distância supre demanda existente na região

“A migração já está ocorrendo”, diz Cyrne sobre EAD
Vale do Taquari

Os detalhes sobre a estratégia da Univates para ingressar no mercado de Ensino Superior a distância foram apresentados ontem pelo vice-reitor, Carlos Cyrne. Com a expansão da oferta de cursos não presenciais, a universidade visa alcançar um mercado crescente, que na região já supera os 2,5 mil alunos.

De acordo com Cyrne, a proposta é permitir que esse público tenha acesso à estrutura de uma universidade de qualidade reconhecida, identificada e sediada na região. Para isso, serão oferecidas 12 graduações por EAD, já em 2018, número que pode chegar a 24 em 2019.

Segundo ele, a estratégia foi elaborada com base em pesquisas sobre o mercado do ensino a distância no país e no estado. Aponta que, dos mais de 67 mil dos alunos gaúchos que cursam graduações por EAD, apenas 12% estão matriculados em instituições sediadas no RS.

“Acreditamos que muitos dos estudantes da região gostariam de estar na Univates, mas pela modalidade a distância”, afirma. De acordo com o vice-reitor, a universidade não teme uma migração dos alunos que hoje cursam o ensino presencial para o EAD.

“A migração já está ocorrendo, mas para outras instituições”, alega. Cita como exemplo a queda nas matrículas nas licenciaturas e no curso de Administração e Comercio Exterior. De 2011 a 2017, o número de alunos reduziu de 1.050 para 561 nas licenciaturas.

“O curso de Administração superou 1,3 mil alunos em 2011, enquanto hoje tem pouco mais de 600”, ressalta. Conforme números do MEC, 522 alunos do Vale do Taquari estavam matriculados em Administração por EAD em outras instituições em 2015, e 1.081 em cursos de Pedagogia.

As aulas da modalidade serão inauguradas em março de 2018. De acordo com o vice-reitor, o ensino será modulado, com ingressos e rematrículas a cada trimestre.

“As mensalidades terão valores competitivos e adequados à qualidade oferecida pela Univates”, aponta. O custo mensal varia de R$ 272 a R$ 329. Serão oferecidas 500 vagas por ano em cada uma das graduações.

06_AHORA

Mercado em expansão

De acordo com Cyrne, a universidade se baseou nos números do MEC para definir quais cursos oferecer por EAD. O de Pedagogia, por exemplo, representa hoje 25% do total das matrículas da modalidade no país, com mais de 318 mil alunos registrados em 2015.

“Representa 60% do total de estudantes de Pedagogia no país, superando em muito o número de alunos presenciais”, aponta. Além de Pedagogia, a área de licenciatura será contemplada com graduações em Letras e História. Os cursos têm duração de 4 anos e 3,2 mil horas/aula.

A Univates também oferecerá dois cursos de bacharelado a partir de 2018, de Administração e Ciências Contábeis, também com quatro anos de duração. Outros sete cursos superiores em tecnologia terão duração de dois anos e 2 mil horas/aula (confira tabela).

Para 2019, a intenção da universidade é de abrir outros 11cursos. São eles os bacharelados em Ciência e Tecnologia e Serviço Social, as licenciaturas em Educação Física, Tecnologias do Ensino, Matemática, Física e Química, e os tecnológicos em Comércio Exterior, Gestão de Cooperativas, Gestão Hospitalar e Segurança no Trabalho.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais